21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Erechim

Semana Farroupilha é aberta oficialmente em Erechim

Início da programação ocorreu neste sábado no Acampamento Farroupilha

teste
Fusão das chamas marcou o início dos festejos tradicionalistas
Por Antonio Grzybowski
Foto Antonio Grzybowski

Tradicionalistas de todas as idades participaram da solenidade de abertura da Semana Farroupilha e do Acampamento Farroupilha 2016 de Erechim. A cerimônia ocorreu na tarde deste sábado (10) e foi marcada pela fusão da chama crioula estadual com a Itinerante, seguida do acendimento do candeeiro que ficara no Parque da Accie até o fim dos festejos tradicionalistas em Erechim e região do Alto Uruguai.

A temperatura agradável deste sábado - com sol radiante e céu limpo - ajudou a compor o belo cenário do Acampamento Farroupilha. Foi entre galpões tradicionalistas que surgiram os dois grupos de cavaleiros com as duas chamas da tradição. De um lado o patrão do CTG Sentinela da Querência, Roni Mauro Gaik, liderou o grupo com a chama itinerante, recepcionada pelo coordenador da 19ª região do Movimento Tradicionalista, Vaneris Rigo. Por outro lado, a tradicionalista Tatiana Santin ingressou  com a chama crioula estadual, acesa no dia 13 de agosto no município de Triunfo e que percorreu 418 quilômetros antes de chegar em Erechim. A recepção do patrono do Acampamento Farroupilha, Airton Anselmo Calheiro.

Em seu pronunciamento a presidente da Comissão Executiva do Acampamento Farroupilha, Cleusa Sotroriva, lembrou das dificuldades financeiras enfrentadas para organizar a oitava edição do maior evento tradicionalista de Erechim. Destacou o apoio recebido de entidades, lideranças e poder público para tornar viável a programação que reúne culto aos costumes e tradições do povo gaúcho e atrações cuturais.

Vaneris Rigo, em nome do MTG, ressaltou a coragem daqueles que ousaram superar as adversidades para manter a programação em um período de crise. O coordenador ressaltou a história do Rio Grande do Sul para dizer que o Estado é marcado por conquistas em cenários de dificuldades.

O patrono do Acampamento Farroupilha 2015, Airton Anselmo Calheiro, agradeceu a honraria recebida pela distinção e desejou que os próximos dias sejam marcados pelo sucesso em todos os festejos da Semana Farroupilha.

O Secretário Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Mauro Lanzana, falou em nome do governo municipal, enquanto o padre Valter Girelli, patrono da edição de 2015, abençoou a centelha e o início da programação.

 

Veja a programação

Dia 11 – DOMINGO

9h – Continuação do FestiArt Bota Amarela - Festival Artístico Bota Amarela - Categoria Pré-Mirim, Mirim, Juvenil e Adulto. Modalidades: Danças Tradicionais

9h – Início do 2ª Competição de Jogos Tradicionalistas

13h30 – Reinício do FestiArt Bota Amarela - Festival Artístico Bota Amarela

Divulgação dos resultados e entrega dos troféus, após término das apresentações e encerramento da apuração das notas.

15h – Estância Farroupilha: Vivências Campeiras

19h30 – Estância Literária: Contação de História com Espaço Infantil para leitura (Pavilhão I)

Guarda da Chama Crioula: CTG Tropeiros da Tradição e Rotary Tchê (das 7h do dia 11/09 às 7h do dia 12/09)

 

Dia 12 – SEGUNDA

13h30 às 16h – Oficinas Culturais

19h – Gincana Cultural

19h30 – Estância Literária: Contação de História com Espaço Infantil para leitura (Pavilhão I)

21h – Apresentação musical “Parelha” Cristiano Quevedo e Érlon Pericles

Guarda da Chama Crioula: CTG Recanto do Quero-Quero (das 7h do dia 12/09 às 7h do dia 13/09)

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;