O jornalista Sérgio Lerrer, que é secretário executivo do Polo de Turismo Judaico de Quatro Irmãos, e um dos organizadores da Jornada Médica Internacional de Erechim, acaba de laçar o livro “Comunicação Legislativa para Gabinetes Parlamentares”, obra profissional de apoio para as atividades de comunicação nos legislativos, sejam eles municipais, estaduais ou federal.
Preencher lacunas
O livro propõe-se a preencher uma lacuna necessária em todos os gabinetes, do ponto de vista de oferecer uma visão sobre direções, formatos e rotinas, para que o mandato parlamentar, através do uso da comunicação, possa ser mais efetivo e de maio alcance.
“A necessidade de interação com a sociedade ganhou muito protagonismo”
Se antigamente o exercício do legislativo estava focado no ambiente do legislativo, hoje ele precisa também repercutir na sociedade, nas entidades setoriais, na imprensa e blogs, chegar aos cidadãos, para que de fato seja percebido como atuante e produtivo: “A cobrança sobre as figuras públicas de parlamentares é muito maior nos dias de hoje. E a necessidade de interação diária com a sociedade ganhou muito protagonismo. O mandato simplesmente é ausente caso não esteja se comunicando”, sublinha o autor.
Promover autoridade e reputação
Para o jornalista Sergio Lerrer, com mais de 30 anos dedicado à comunicação pública e legislativa, “se a comunicação hoje em dia é mais facilitada pelas redes sociais e mundo digital, por outro lado, não adiante ser ocupada com publicações sucessivas de forma desgovernada, que não promovem autoridade, reputação e visão da atividade do parlamentar ao longo do tempo”.