15°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Política

Marcelo Arruda é eleito presidente da Famurs

O Alto Uruguai também é representado pelo prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, que é um dos vice-presidentes

teste
Presidente eleito, Marcelo Arruda: “Iremos unir esforços para reerguer nossas cidades e o RS, o qual
Vice-presidente eleito, Beto Bordin: “O nosso presidente Marcelo, saberá conduzir com muita competên
Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi

A Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), realizou nesta segunda-feira, 13, após adiamento em função das chuvas que assolam fortemente o Rio Grande do Sul, eleição on-line para eleger o novo Conselho Administrativo para a gestão 2024/2025. 

Representatividade da região

A eleição ocorreu ao longo do dia, e elegeu como novo presidente, o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda (PRD). E um dos sete vice-presidentes eleito é Beto Bordin (Progressistas), prefeito de Jacutinga. Desta forma, dos oito eleitos, de todo o RS, dois são do Alto Uruguai.

Os demais eleitos

Os demais vice-presidentes eleitos foram os seguintes prefeitos: Márcia Rosane Tedesco de Oliveira (Balneário Pinhal); Delmar Hoff (Portão); Márcio Fonseca do Amaral (Alegrete); Moises Batista Pedone de Souza (Mostardas); Rodrigo Batistella (Nova Santa Rita); e Adão Reginei dos Santos Camargo (Barros Cassal).

“O foco é trabalhar pelas causas municipalistas”

Beto Bordin, vice-presidente eleito agradece a indicação de seu partido – Progressistas: “o foco é trabalhar pelas causas municipalistas, uma bandeira que defendemos a muito tempo, a justiça tributária, hospitais de pequeno porte, repasse de recursos de maneira mais célere. Tudo acontece nos municípios, não na capita federal e nem na capital do estado”.

Os desafios pela frente

Reforça ainda a linha de atuação que a entidade deve continuar seguindo: “temos que buscar políticas públicas eficazes para as estiagens e agora para as fortes enxurradas, com investimentos permanentes para garantir a segurança da população. O nosso presidente Marcelo, saberá conduzir com muita competência, os desafios que a entidade tem pela frente”, finaliza Beto.

“Momento mais desafiador da história da entidade”

Para o presidente eleito, Marcelo Arruda, “assumir a Famurs é um orgulho, pois a entidade representa as 497 cidades do RS e tem grande respeito junto à sociedade gaúcha e conta com uma equipe técnica capacitada”.

Para Arruda será um dos momentos mais desafiadores da história da entidade: “teremos que junto com a diretoria e todos os prefeitos e prefeitas unir esforços para reerguer nossas cidades e o RS, o qual não tenho dúvida que iremos conseguir”.

A data de posse ainda não está definida  (provavelmente dia 28 de maio), em função dos problemas que o RS enfrenta, e deve ser definido na próxima semana.

 

Perfil do novo presidente 

Marcelo Arruda, 40 anos, é empresário formado em Contábeis e Direito pela Universidade Regional Integrada (URI).

Iniciou na política aos 18 anos, quando se filiou ao extinto PTB. Arruda foi presidente do Diretório Central dos Estudantes, por três gestões da URI; atuou como secretário municipal da Fazenda de Barra do Rio Azul, de 2008 a 2010; em 2012 assumiu como diretor administrativo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Metroplan. 

Em 2016, foi eleito prefeito de Barra do Rio Azul e, em 2020, reeleito. Neste período, foi também atuou como presidente da Câmara Temática dos Municípios Sem Acesso Asfáltico (2019 a 2023); presidiu a Associação dos Municípios do Alto Uruguai, a Amau (2023); além de ser vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) nas gestões 2019/2020, de Dudu Freire, e 2023/2024, de Luciano Orsi.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas