21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

Presidente da Assembleia assume como governador interino

teste
1
Por Assessoria
Foto Joaquim Moura

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), assumiu, na tarde deste domingo (11) o cargo de governador interino do Rio Grande do Sul. A troca de comando do executivo gaúcho se deu por conta da viagem que o governador Ranolfo Vieira Júnior, em cumprimento de atividades, fará a São Paulo e Brasília. Na Capital Federal, Ranolfo se reunirá com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e participará do encontro do Fórum de Governadores. "Lhe desejo muito êxito e muita sorte nesses dias, nessa empreitada que se inicia neste momento", afirmou Ranolfo.

A solenidade de transmissão do cargo ocorreu no gabinete de Ranolfo, no Palácio Piratini, e contou com as presenças da presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RS), desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira, da subdefensora Pública-Geral do Estado para Assuntos Institucionais, Melissa Torres Silveira, do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, além de assessores próximos, amigos (principalmente vindos de Santa Maria e da Região Central) e familiares de Valdeci, como a sua esposa, Elaine Oliveira. "Para quem saiu do interior de Santa Maria, aos 17 anos, com a quinta-série incompleta para enfrentar um mundo sem grandes perspectivas e muitas dificuldades, mas buscando superá-las com toda a dignidade, é uma honra muito grande poder chegar aqui, mesmo de forma interina, como governador", destacou Valdeci em sua fala, fazendo questão de frisar que a sua caminhada militante de quase meio século continuará sendo feita com a mesma determinação e superação. "O senhor ter me dado essa oportunidade é um sinal de respeito e harmonia mútua entre os poderes, mas também um ato de confiança num momento tão difícil em que estamos vivendo. É um exemplo e uma iniciativa grandiosa, e da minha parte tens uma enorme gratidão e também muito respeito", afirmou.

Ao final do seu discurso, Valdeci também garantiu a Ranolfo que ele poderia cumprir seus compromissos de forma tranquila, "pois vou seguir rigorosamente aquilo que é a regra, não haverá nada de anormal. E caso haja qualquer eventualidade não tomaremos qualquer decisão sem antes conversar com o senhor. Mas espero que isso não venha a ser necessário. O que vamos fazer aqui é escrever um capítulo a mais em tantos anos de vida, de história, de superação. Se estou aqui, é graças à bondade, gratidão de tantas e tantas pessoas e ao apoio incondicional da família", frisou o parlamentar, lembrando ainda dos ensinamentos passados por seu pai e sua mãe, Seu Joreci e Dona Lenir, com 89 e 83 anos, respectivamente.

Valdeci fica no posto até a próxima terça-feira (13). Em seu lugar, na chefia do Parlamento estadual, o comando ficará a cargo do deputado Luiz Marenco (PDT), vice-presidente do Legislativo gaúcho, cuja transmissão do posto ocorreu momentos antes, no Palácio Farroupilha. "Eu tinha um sonho a percorrer que era cantar, mas não imaginava que ia alcançar. Muito mais do que isso, nunca imaginei que um dia seria deputado", disse, emocionado, Marenco.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;