15°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Tecnologia

Aumenta a procura por profissionais na área de tecnologia na pandemia

Conforme um levantamento realizado pela GeekHunter startup de consultoria, especializada em recrutamento de profissionais de TI, o número de vagas abertas no setor de tecnologia cresceu 310% em 2020

teste
De acordo com pesquisas, até 2024, estima-se que será necessário a contratação de 420 mil pro
Por Taiane Maiara do Carmo
Foto Ilustrativa

A pandemia obrigou a maioria dos setores da sociedade a se reinventarem, de uma forma ou de outra. Os meios tecnológicos, já estavam em um processo crescente de uso muito mesmo antes deste período, mas se tornaram ainda mais essenciais para realizar tarefas e dar continuidade aos diferentes tipos de trabalho. Com o avanço do uso destas ferramentas, a demanda por profissionais que atuam nestas áreas também aumentou.

Conforme um levantamento realizado pela GeekHunter startup de consultoria - empresa especializada em recrutamento de profissionais de TI, o número de vagas abertas no setor de tecnologia cresceu 310% em 2020. Já um estudo da consultoria IDC Brasil, revelou que o setor de tecnologia apresentou um dos maiores crescimentos da economia mundial. No ano passado, o setor apresentou um crescimento de 4,2% e as projeções apontam um aumento de 50% a mais para 2021. De acordo com o coordenador do curso de Ciência da Computação da URI Erechim, Fabio Zanin, além da demanda, a profissão ainda é muito procurada por não haver profissionais suficientes para atender as solicitações.

Profissional da Ciência da Computação 

Mas, como é a atuação do profissional que trabalha com tecnologia? Existem inúmeras áreas, mas para contextualizarmos utilizaremos o exemplo do profissional que atua no ramo da Ciência da Computação. “Esta é uma área multidisciplinar, algumas das principais atuações são: desenvolvimento e programação de software, banco de dados, inteligência artificial, computação gráfica, ciber segurança e suporte e gestão de TI, são as mais conhecidas, mas pode atuar em muitos meios”, explica Fabio.

Aceleração da transformação digital

Segundo ele, esse mercado que já era procurado antes da pandemia, cresceu ainda mais. “As pessoas que não tinham percebido a essencialidade das tecnologias e do profissional que com isso, acabaram aderindo ao uso das novas plataformas. A pandemia como um todo, resultou no aumento das necessidades tecnológicas que cresceram ainda mais”. Frisa.

Uso de aplicativos

Muitas empresas e estabelecimentos investiram em sites e aplicativos para facilitar o acesso aos seus produtos. Na visão do coordenador, a busca maior pela mão de obra foi uma consequência do conjunto de fatores. “O crescimento do uso do e-commerce, da expansão da internet, todo os serviços e produtos que são oferecidos pela área de ciência da computação, de tecnologia da informação, se popularizaram muito e se tornou cada vez mais necessário, produzir aplicativos, construir sites e manter toda essa estrutura de TI”, reflete.

A procura por profissionais, resultou no aumento de novos postos de trabalho. “Em Erechim a maioria das empresas, fazem parte desta realidade e acabaram tendo essa demanda maior de colaboradores e profissionais para o desenvolvimento e manutenção dos produtos. A pandemia em si, criou necessidades e novas vagas na área da tecnologia”, comenta.

Qualificação na área

Para quem cursa Ciência da Computação, a observação do professor é de que há uma valorização muito grande na área financeiramente e para a carreira. “Recentemente o curso da URI, passou por uma reformulação com nova matriz curricular que chamamos de ‘proposta ativa’. O acadêmico tem uma participação mais ativa em sua formação, com a quebra do sistema tradicional, onde existe somente o professor e o aluno, acompanhando a aula, com a prestação de trabalhos. A proposta é ter mais atividades práticas, na solução de problemas do mundo real desde o 1º semestre. Com aulas mais atrativas, participação e a aplicação dos conhecimentos do curso para as situações do dia a dia”, conta.

Segundo o coordenador, a maioria dos alunos que fazem o curso, no 2º semestre conseguem emprego na área. “Nossa preocupação é dar todo o suporte para o aluno ter condições de exercer sua profissão, enquanto está fazendo a faculdade, unir o útil ao agradável, tudo isso facilita a inserção dele no mercado de trabalho e isso é muito importante para ele e para a sociedade como um todo”, acrescenta.

Mercado de trabalho

Do ponto de vista tecnológico, o professor ressalta que o Brasil tem uma necessidade muito grande no ramo e possui um papel fundamental na contribuição com outros países. “Temos excelentes profissionais e grandes empresas. De acordo com pesquisas, até 2024, estima-se que será necessário a contratação de 420 mil profissionais nesta área e a demanda será maior do que a quantidade de pessoas que tem qualificação para atuar”, ressalta.

Região 

Na avaliação do coordenador, na região, o profissional de tecnologia é muito requerido em outros lugares. “Temos muitas universidades com cursos que formam pessoas de qualidade. Nossa mão de obra é solicitada em virtude da qualidade e excelência do nosso profi ssional de TI, podemos dizer que o Brasil é muito forte nessa área. O depoimento dos nossos egressos da URI, por exemplo, que trabalham na Ciência da Computação no exterior, é de que o brasileiro é muito bem visto lá fora pelas empresas e isso é muito positivo”, salienta.

Importância

O profissional de TI é fundamental em todas as áreas, são eles os responsáveis pelo suporte e infraestrutura para que os sistemas continuem em andamento. “É fundamental a existência desses trabalhadores, indispensável diria. Atualmente é difícil quem fica sem o celular, empresas que não utilizam software, precisamos deles, são cada vez mais importantes dentro da sociedade”, finaliza.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas