14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Estado

Diretor do Senge é eleito vice-presidente do comitê da Bacia Apuaê-Inhandava

teste
Divulgação
Por Ascom
Foto Divulgação /Site SENGE

O Sindicato dos Engenheiros segue fortalecendo sua participação e protagonismo nessas importantes instâncias normativas, alcançando 21 do total de 25 Comitês de Gerenciamento de Bacias existentes no Rio Grande do Sul.

O diretor do Núcleo Planalto do SENGE, Nilton Cipriano Dutra de Souza, foi eleito vice-presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Apuaê-Inhandava em assembleia realizada no último dia 9 de setembro. Foram eleitos também o presidente Rueliton Sartori (CRERAL) e secretário-geral Sergio Miotto (CRERAL).

Assim, o Sindicato dos Engenheiros segue fortalecendo sua participação e protagonismo nessas importantes instâncias normativas, alcançando 21 do total de 25 Comitês de Gerenciamento de Bacias existentes no Rio Grande do Sul.

Os Comitês são colegiados instituídos oficialmente pelo governo do Estado, formados majoritariamente por representantes da sociedade e de usuários das águas. Considerados como verdadeiros "parlamentos das águas", sua função é discutir e deliberar sobre os assuntos de interesse comum aos diversos usuários da água de uma bacia hidrográfica visando à harmonização dos usos e a mediação de conflitos.

O presidente do SENGE, Cezar Henrique Ferreira, destaca que a presença do Sindicato em todos os 25 comitês de bacias no Estado é uma das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico da Gestão. A entidade tem, inclusive, um projeto para qualificar a sua participação nestas instâncias normativas, que são fundamentais para as políticas de saneamento no Estado não apenas frente a um eventual projeto de regionalização a partir da discussão sobre a possível privatização parcial ou total da CORSAN, mas também considerando a importância da gestão dos recursos hídricos através dos comitês onde são discutidos, avaliados e equacionados os principais desafios que a sociedade gaúcha enfrenta em áreas como meio ambiente, obras públicas, agricultura, entre outras.

O SENGE tem representantes nos comitês:

Alto Jacuí

Apuaê-Inhandava

Baixo Jacuí

Butuí-Icamaquã

Caí

Camaquã

Gravatahy

Ibicuí

Ijuí

Lago Guaíba

Lagoa Mirim

Mampituba

Passo Fundo

Rio Negro

Rio Pardo

Santa Maria

Taquari-Antas

Tramandaí

Rio Turvo

Vacacaí-Mirim

Várzea

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas