14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Jornada de Farmácia e Biomedicina URI destaca temas contemporâneos

Diretora de Ciências e Tecnologia do Ministério da Saúde, Camile Giaretta Sachetti, abriu o ciclo de
Por Da redação/ Ascom
Foto Ascom

Com o objetivo de trazer temas atuais e de impacto relevante na área da saúde, para aprofundar o conhecimento e promover o debate e a reflexão dos acadêmicos e a comunidade, o curso de Farmácia da Universidade Regional Integrada (URI) - campus Erechim, realizou na semana passada, a 9ª Jornada de Estudos Farmacêuticos e a 2ª Jornada de Biomedicina. O evento, foi realizado de forma on-line e contou com a participação de profissionais renomados em palestras que contemplaram diferentes áreas de conhecimento da Farmácia e Biomedicina.

 A abertura da Jornada foi realizada pelo coordenador dos cursos, professor Luiz Carlos Chicota, que acolheu os participantes contando um pouco a respeito da trajetória das duas graduações, incluindo a recente conquista da nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 do curso de Farmácia, o que enaltece a qualidade do ensino da instituição.

No primeiro dia, a Jornada teve a participação da diretora de Ciências e Tecnologia do Ministério da Saúde, farmacêutica, Camile Giaretta Sachetti, diplomada em Farmácia da URI, que falou sobre “Covid-19: a tomada de decisão em saúde informada por evidências”, e enfatizou aspectos sobre os estudos científicos envolvendo as novas vacinas que estão sendo desenvolvidas para o coronavírus.  

No segundo dia, a biomédica Esteta, Aline Filgueiras, de São Paulo, comentou sobre: “Estética e a Harmonização Facial”. Também marcou presença neste dia, a major farmacêutica da Aeronáutica, Karen Rampon Zamith, que falou sobre “O profissional da saúde na Força Aérea Brasileira”. A noite foi finalizada com a farmacêutica, Claudia Semaan, que trabalha no Physicians Regional Medical Center, Naples, Flórida, Estados Unidos, que abordou sobre a atuação do farmacêutico clínico hospitalar naquele país.

O terceiro e último dia do evento, contou com a participação da Farmacêutica Nuclear e Biomédica Ana Cláudia Camargo Miranda (Hospital Israelita Albert Einstein), que tratou do tema: “Princípios Fundamentais da Radiofarmácia”.

Renato Minozzo, presidente do Conselho Regional de Biomedicina, falou sobre as áreas de atuação do profissional biomédico com a palestra “Biomedicina: Uma profissão encantadora”. A farmacêutica, Priscila Rosa, da Secretaria Estadual da Saúde, em exercício no Laboratório Regional de Erechim, encerrou o evento abordando sobre “Covid-19: situação epidemiológica no Alto Uruguai gaúcho".

Segundo o coordenador, Luiz Carlos Chicota, “o evento foi um desafio por tratar-se de um ano atípico onde tudo se desenvolveu de forma virtual, mas que teve muito sucesso, ao tratar de temáticas relevantes e possibilitar a presença de palestrantes renomados em suas áreas, que participaram de vários estados brasileiros e do exterior, trazendo experiências únicas e enriquecendo o conhecimento de todos os participantes”.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas