0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Política

“A maioria dos prefeitos são uns mentirosos”, pontua prefeito de Erechim

Para Luiz Schmidt, estão maquiando ou não testando a população para se beneficiarem com a cor das bandeiras

Luiz Schmidt: “Entendo como piada o número de algumas cidades. Não são números sérios”
Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi

Cheguei mais uma vez a conclusão que os municípios que trabalham sério, que usam a ciência, que testam sua população, são penalizados pelo distanciamento controlado do governo do Estado.  Quem omite, e não testa, tem mais chances de ficar na bandeira laranja. E quem quer proteger a população acaba penalizado.

A celeuma

A prova disso é a celeuma nesse último fim de semana em Erechim, quando foram testadas duas mil pessoas, a secretaria estadual de Saúde divulgou os números e a Capital da Amizade registrou mais de 34% dos novos casos no Rio Grande do Sul.

Discussões ideológicas e políticas

Até discussões ideológicas e políticas foram travadas, com várias teorias da conspiração. Por ser uma parceria com uma universidade federal, pelos testes serem chineses, e por aí a fora.

Conversa para boi dormir

O RS com uma população de 11,37 milhões de habitantes, e querer acreditar que Erechim com 105 mil habitantes tenha 34% dos casos, me desculpem, é conversa para o boi dormir.

Não é exagero

Conversei com o prefeito de Erechim, Luiz Schmidt, para ver se estava exagerando no meu ponto de vista. Afirmou que não, e foi mais além: “os políticos do Rio Grande do Sul, da maioria das cidades são uns mentirosos, principalmente os prefeitos”, se referindo ao número de casos existentes em cada uma delas.

“Quem age com prudência é penalizado”

Segundo o prefeito: “os municípios que acreditam na ciência, testam sua população, e nenhum município fez o trabalho que estamos fazendo de amostra representativa, por idade, localização e questões socioeconômicas, além de escolaridade. Quem age de maneira prudente é penalizado pela bandeira vermelha”.

Áudio para o governador 

No final da manhã de ontem (13), antes do anúncio do Estado, do mapa das bandeiras para valer esta semana, o prefeito encaminhou um áudio para o governador Eduardo Leite, para a secretária de Saúde, Arita Bergmann, e mais alguns membros do gabinete de crise, externando sua insatisfação: “estou debruçado nos números. E na primeira semana disse que Passo Fundo estava mentindo. Infelizmente como mentem os políticos, principalmente os prefeitos”.

Aumentarão os casos em Erechim

“E quando fecharmos os números de ampla testagem, aumentarão ainda mais os casos. E com uma única diferença aos demais. Nós nunca mentimos e não iremos mentir. Entendo como piada o número de algumas cidades. Não são números sérios. É aquela história, vamos enterrar a cabeça tipo avestruz para não enxergar a verdade”.

A divulgação dos números dos testes realizados em Erechim, deve ocorrer nesta quarta-feira (15), ou mais tardar na quinta-feira (16), informa o prefeito

Publicidade

Blog dos Colunistas