0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

UFFS: projeto de monitoria realiza seminário virtual sobre cuidados em tempos de pandemia como questão de pesquisa antropológica

Evento ocorre em dois momentos e poderá ser acompanhado pela plataforma Webex

UFFS Campus Erechim
Por Da Redação/ Ascom
Foto ASCOM

O projeto de monitoria do curso de Ciências Sociais da UFFS – Campus Erechim a Antopologia nas Ciências Sociais, coordenado pelo professor Paulo Muller, realizará um seminário com a temática “Para Além da Pandemia: o futuro do cuidado como questão de pesquisa antropológica”. Estão programados dois encontros virtuais voltados a debater a questão do cuidado (care) em tempos de pandemia, com um olhar sobre os efeitos dessa situação sobre a pesquisa antropológica e social.

O primeiro deles ocorre no dia 14 de julho, com fala da professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Maria Paula Prates. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Maria Paula falará sobre a “Epistemologia do cuidado: acerca do parto e do nascimento”, abordando a contribuição do conhecimento antropológico para a constituição dos estudos sobre "saúde global" (global health) a partir de etnografias em contextos de epidemias como as de ebola, HIV, zika e Covid-19.

A atividade iniciará às 14h e será realizada pela plataforma Webex, na sala https:\\uffs.webex.com/meet/paulo.muller (número da reunião: 129 567 5248).

O segundo encontro será realizado no dia 27 de julho, às 14h, na mesma plataforma e terá a participação da pesquisadora Denise Pimenta, doutora pela Universidade de São Paulo (USP). De acordo com Muller, a atividade tratará da construção social do cuidado como uma atividade ao mesmo tempo perigosa e feminina em meio à epidemia de ebola na Serra Leoa, extraindo, da etnografia realizada naquele contexto, lições relevantes para a compreensão da atual pandemia.

Os dois encontros são abertos a todos os interessados até esgotar a capacidade de ingressos na sala do aplicativo. Serão emitidos atestados de participação mediantes solicitação dos interessados.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas