0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Estado

Porto Alegre lidera ranking de transparência

São Paulo ficou em segundo lugar entre as capitais mais transparentes

Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
Por Portal Brasil

São Paulo ficou em segundo lugar entre as capitais mais transparentes; municípios paulistas obtiveram índices superiores à média nacional

No ranking de transparência do Ministério Público Federal (MPF), Porto Alegre foi a única capital brasileira a receber a nota máxima: 10. São Paulo ficou em segundo lugar entre as capitais mais transparentes. No geral, os municípios paulistas obtiveram o índice de transparência 4,8, superior à média nacional de 3,91.

Por lei, todas as cidades brasileiras devem divulgar suas informações financeiras na internet. No entanto, em São Paulo, de acordo com o MPF, nenhum dos municípios atende à totalidade das exigências abrangidas pelo projeto. As recomendações serão expedidas via sistema eletrônico, para que os gestores sanem as irregularidades em até 120 dias. Caso elas não sejam cumpridas, o MPF deverá ajuizar ações civis públicas de forma simultânea em todo o Brasil.

Já nos casos de cidades que, ao fim do prazo, nem sequer criem portais na internet, a atuação do Ministério Público Federal poderá envolver ação de improbidade contra os prefeitos.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas