0°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

Onyx Lorenzoni deixará a Casa Civil

O político gaúcho assumirá Ministério da Cidadania no lugar de Osmar Terra, que retorna para a Câmara dos Deputados

teste
A decisão de trocar Onyx Lorenzoni, se deu após polêmicas envolvendo o chefe da Casa Civil
Por Da Redação
Foto Rodrigo Finardi

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, vai trocar de cargo e assumir o Ministério da Cidadania. A decisão do presidente Jair Bolsonaro foi comunicada nesta quarta-feira (12) durante almoço com o atual titular da pasta, Osmar Terra, que deixará o governo.

General em seu lugar

Para a Casa Civil, o chefe de Estado vai nomear o general Walter Souza Braga Netto, segundo informações do jornal "O Estado de S. Paulo". O militar de 62 anos é o atual chefe do Estado-Maior do Exército e foi o interventor na área de segurança pública do Rio de Janeiro durante dez meses em 2018.

Decisão após polêmica

A decisão acontece após polêmicas envolvendo o nome de Onyx nas últimas semanas. Bolsonaro havia emitiu dois dos principais auxiliares do ministro em sua ausência, entre eles Vicente Santini, que utilizou avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em voo exclusivo para a Suíça, onde ocorreu o Fórum Econômico Mundial, e a Índia, onde o presidente participava de visita oficial. Além disso, o transferiu para o Ministério da Economia o PPI (Programa de Parcerias e Investimentos), uma das principais vitrines da Casa Civil.

Desentendimento com a equipe econômica

Já Terra vinha se desentendendo com a equipe econômica do governo. A escalada se deu recentemente com o Bolsa Família, programa que tem registrado filas de espera de beneficiários.

Publicidade

Blog dos Colunistas