Os processos de educação transcendem a relação com o conhecimento científico e atingem a formação integral do ser humano. Por isso, perpassa as dimensões éticas, religiosas, sociais e culturais das crianças. Com a proposta de alinhar a fé cristã protestante das famílias e a escolarização, surgiu a Escola Adventista.
Em Erechim, as atividades iniciaram em 2000, mas a rede já conta com uma história extensa em seus 120 anos de existência. “Ano que vem completaremos nosso 20ª aniversário e desde o início a escola foi muito bem acolhida pela comunidade erechinense”, pontuou a coordenadora pedagógica, Ilaine Fortes.
Contudo, como toda instituição de ensino, teve que enfrentar desafios para se consolidar. “Nenhum início é fácil, tivemos que preencher o quadro de professores e a equipe administrativa, que é um desafio em qualquer escola que inicia suas atividades. Atualmente, nosso desafio é crescer em número de alunos, considerando que temos condições de dobrar o número de matrículas”, relatou Ilaine.
Para a coordenadora, a escola é a principal representação de futuro promissor para o município. “Em Erechim, temos uma comunidade evangélica significativa, portanto a Adventista é uma alternativa a essas famílias”, pontuou, citando, ainda, que o município se destaca como um polo universitário, mas é preciso investir na educação básica. “Estamos sempre aprimorando nossa qualidade pedagógica e contamos com um grupo de professores qualificados, além de instalações modernas. O projeto para 2019 é nos adaptar às mudanças que têm ocorrido no processo de ensino das novas gerações”, concluiu Ilaine.