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Ensino

"A preocupação é aprimorar a formação de professores"

O posicionamento é da secretária municipal de Educação, Vanir Bombardelli, sobre os dados levantados pelo Censo Escolar 2018, que apontam a necessidade de adequar a capacitação docente

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Censo Escolar 2018 revela dados sobre indicadores da Educação
Secretária Vanir e Neumar
Coordenador do curso de Filosofia da UFFS, Marcio Soares
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Por Amanda Mendes
Foto ArquivoBD e Divulgação

Na última semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados do Censo Escolar 2018. No cenário nacional, de modo geral, os resultados se apresentam positivos com crescimento no número das matrículas na educação infantil e no ensino integral. Em nível local, os dados estão sendo comemorados pela Secretaria Municipal de Educação de Erechim.

De acordo com o instituto, este levantamento é o principal indicador das informações sobre a educação básica, visando fundamentar a elaboração de políticas públicas para o setor.

O censo é dividido em duas etapas, a primeira consiste em dados gerais sobre matrículas, turmas, alunos e professores e a segunda trata sobre a situação do aluno, considerando seu rendimento no fim do ano letivo.

A segunda fase já está em período de coleta de dados, com prazo final para o dia 20 de março. Conforme o diretor de Informática Educativa da secretaria de Educação, Neumar Cardoso, as escolas municipais estão sendo orientadas para preencher o desempenho e situação dos estudantes no letivo de 2018, com apoio de registros administrativos, tais como: ficha de matrícula, diário de classe e livro de frequência. "A secretaria está fornecendo suporte às escolas com o preenchimento dos formulários. Os resultados serão publicados no Diário Oficial e assim, contribuir com as análises estatísticas do Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep", pontua Neumar.

 

Instrumento para aprimorar a educação

Para a secretária de Educação, Vanir Bombardelli, o censo representa um instrumento de monitoramento do ensino básico, mas, sobretudo, potencializa as ações para aprimorar os processos de aprendizagem. "É um acompanhamento mais próximo e completo da realidade escolar. Com isso, viabiliza suporte para as ações de melhorias da educação", enfatiza.

Com relação a rede de ensino municipal, Vanir destaca que as matrículas em tempo integral, na educação infantil e fundamental registraram um aumento significativo. "Os dados demonstram como o município está alinhado com as metas do Plano Nacional de Educação, ampliando cada vez mais a oferta do ensino básico, que no caso das escolas municipais, representa as etapas de educação infantil e fundamental", reforça.

A secretaria ressalta que agora os esforços serão concentrados na formação de professores. "Estamos buscando melhorar, cada vez mais, a capacitação do quadro de professores. As transformações no campo da educação ocorrem de uma maneira muito rápida, portanto, eles devem acompanhar essas mudanças para cumprir as exigências nacionais. Este é o caso da Base Nacional Comum Curricular, estamos investindo em formações sobre as novas diretrizes", argumenta Vanir.

A educação especial que atende estudantes com deficiências também recebe atenção da Secretaria. "Para que as crianças sejam realmente incluídas, não podemos focar apenas em sua presença em sala de aula. Portanto, estamos aperfeiçoando os profissionais que trabalham em conjunto na escolarização dessas crianças, como por exemplo, psicólogos, fonoaudiólogos e os próprios professores", conclui.

 

Mais de 30% das disciplinas são ministradas por professores sem formação específica

A formação de professores foi um dos indicadores que mais causaram preocupação em âmbito nacional. De acordo com a Agência Brasil, os dados do censo revelam que uma em cada três disciplinas do currículo escolar são ministradas por professores sem formação específica.

Em Erechim, considerando todas as fases da educação básica, os dados variam de 17,9% a 59,4%. Para o coordenador e professor do curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Marcio Soares, esta realidade tem preocupado os acadêmicos com relação as suas inserções no mercado de trabalho.

"Percebo que os alunos estão sempre preocupados com um possível “encolhimento” do mercado de trabalho para o licenciado em Filosofia (a mesma realidade valeria para o licenciado em Ciências Sociais), especialmente com as possíveis alterações na BNCC (que também não são muito claras para os alunos), mas ainda não percebo nenhum desânimo, desmotivação ou mesmo desistência por esse motivo específico. Nesse sentido, um dado que talvez aponte que ainda não há uma desmotivação definitiva com as licenciaturas, especialmente nos cursos mencionados, é o fato de que tivemos resultados melhores na matrícula de primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) neste ano, quando comparada com as matrículas efetivadas na primeira chamada do ano passado" argumenta o professor.

 

Censo Escolar em Erechim

O censo analisa 14 indicadores e nesta edição apresentamos gráficos que ilustram resultados dos anos de 2017 e 2018, para alguns indicadores das escolas de Erechim, considerando todas as redes: municipal, estadual e privada. Com relação a taxa de rendimento dos alunos, como faz parte da segunda etapa, os dados de 2018 ainda não foram calculados, portanto, só há de 2017 no sistema do MEC.

Na seção "Adequação da Formação Docente", o censo traz cinco categorias: grupo 1 - Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona; grupo 2 - Docentes com formação superior de bacharelado (sem complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona; grupo 3 - Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) em área diferente daquela que leciona, grupo 4 - Docentes com formação superior não considerada nas categorias anteriores; grupo 5 - Docentes sem formação superior.

Nesta edição, optamos por considerar apenas os dados levantados do grupo três, considerando que os outros professores também são representados na seção "Percentual de Docentes com Curso Superior".

 

O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

Conforme publicado pelo Mec, é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.

O que é o Plano Nacional de Educação (PNE)?

O documento determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024.

 

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