0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim 100 anos

A grande Erechim: São Valentim

saovalentim.jpg
saovalentimmm.jpg
Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Conheça a trajetória de emancipação dos municípios que inicialmente pertenciam ao território de Erechim e hoje fazem parte da região Alto Uruguai:

São Valentim

Emancipado de Erechim em junho de 1959, a área que compreendia o município de São Valentim era de 550 quilômetros quadrados. Deste território desmembraram-se mais tarde, os municípios de Entre Rios do Sul e Faxinalzinho em 1988, e Benjamim Constant do Sul, em 1995. Com uma população estimada de 3.580 habitantes, atualmente destaca-se regionalmente em diferentes segmentos, especialmente, conforme o atual prefeito, Cleomar João Scandolara, na fruticultura com a produção de uva e citros, agricultura, e bovinocultura de leite.

Ainda com fortes relações comerciais e culturais com Erechim, São Valentim – ainda como povoado - começou a se desenvolver com a chegada dos irmãos Ártico e Nulli Marcos Faé; Antônio Moro, Alberto Deboni, Antônio Pascoal, José Rampenelli, Ângelo Baldissera; os comerciantes irmãos Zaffari e irmãos Sonda. No período de 1923, quando Rio Grande do Sul vivia mais uma revolução, o território de São Valentim foi palco de alguns confrontos. Os moradores assistiram muitas vezes a passagem de forças revolucionárias e governistas

Publicidade

Blog dos Colunistas