0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim 100 anos

A grande Erechim: Gaurama

Gaurama.jpg
Gauramaa.jpg
Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Conheça a trajetória de emancipação dos municípios que inicialmente pertenciam ao território de Erechim e hoje fazem parte da região Alto Uruguai:

Gaurama

Chamada de “Princesa do Alto Uruguai, Gaurama tem população estimada de 5,8 mil habitantes e foi o terceiro município a se emancipar de Erechim, no ano de 1954. Originou mais tarde o município de Áurea, que por sua vez deu origem a Centenário. O atual prefeito, Leandro Puton, relembra que o município de Gaurama tem 63 anos de emancipação político-administrativa. “Foi um ato político na época muito difícil, pois o município de Erechim era contrário à emancipação de Gaurama, devido sua forte produção de trigo”, explica, ao ressaltar que hoje o município se destaca principalmente por ter uma economia equilibrada. “O poder público municipal trabalha com gestão e com muita responsabilidade com o dinheiro público. Prova disso são os investimentos nas mais diversas áreas do município, tanto na agricultura quanto na urbanização da nossa cidade”, enfatiza.

Conforme chefe do Executivo, a área cultural do município é preservada por meio de seu museu municipal, que é referência no estado e já foi premiado nacionalmente. “A educação é tratada como prioridade no governo, a escola 12 que está em fase final, é a prova de que só a educação produz a cidadania.  Estamos trabalhando no desenvolvimento de prioridades para aplicação de políticas públicas que façam com que a sociedade possa se desenvolver, o nosso principal desafio é buscar a igualdade através da inclusão social”, diz, ao ressaltar que o município de Gaurama mantém relações tanto privadas como públicas com o município de Erechim. “Desejamos ao município vizinho, Erechim, um município centenário, nossas felicitações”.

Publicidade

Blog dos Colunistas