0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim 100 anos

Agronegócio: A história do Sindicato Rural se funde à de Erechim

20180420_110240.jpg
20180420_110512.jpg
Por Edson Castro
Foto Edson Castro

Atuação em prol dos agricultores se dá desde a década de 1930

 

A atuação em prol dos agricultores de Erechim e da região do Alto Uruguai faz do Sindicato Rural uma das entidades mais antigas do município, que completa 100 anos de fundação neste mês de abril.

Fundado em 1936, o Sindicato contribuiu de forma decisiva no desenvolvimento do município, mas também de toda a região em que atua. Hoje são 25 municípios atendidos no Alto Uruguai. A instituição é presidida novamente por João Picolli, que ingressou no Sindicato no ano de 1974, quando assumiu a presidência pela primeira vez, ficando no cargo até 1978. Depois, Picolli ainda foi presidente entre 1986 e 1992, e agora novamente nos últimos nove anos.

Pelo sindicato já passaram mais de 5,3 mil sócios. “É uma história que se confunde com a de Erechim, praticamente a mesma idade. A entidade surgiu da necessidade à época, de uma defesa maior dos interesses dos produtores, algo que se mantém até os dias atuais”, comenta João Picolli.

Segundo ele, o Sindicato Rural foi bastante atuando em lutas como da previdência rural, entre muitas outras. “ A agricultura é a base da economia, não só na nossa região, mas em nível nacional. O que acredito que tem de haver ainda, é um maior reconhecimento ao produtor, pelo que ele faz, pela importância do que é feito e pela importância que tem para manter a economia sólida”, exemplifica Picolli.

Um trabalho que tem chamado a atenção e feito pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar, é o programa Alfa, que tem por objetivo alfabetizar os produtores adultos. “Cada vez mais precisamos profissionalizar os agricultores, e esta é uma maneira de ampliarmos a qualidade de vida no campo”, acrescenta o presidente.

Além disso, também em parceria com o Senar, são desenvolvidos cursos de qualificação no meio rural. Uma iniciativa mais recente, também diz respeito a segurança no meio rural, através do programa Sentinela, realizado por vários órgãos da região junto com a Brigada Militar.

E esta é uma demanda cada vez mais latente. “Precisamos estar atentos a este problema. O produtor precisa estar seguro. Costumo dizer que vai chegar o dia em que nós estaremos mais organizados que o ladrão, e com isso, assaltos e crimes deixarão de acontecer no meio agrícola", diz o presidente.

Picolli salienta ainda que o trabalho executado pelo Sindicato Rural não é algo que é feito apenas pelo presidente ou uma única pessoa. “Há toda uma diretoria atuante que buscam sempre melhorar e atender as demandas dos nossos produtores”, ressalta.

 

ATUAL DIRETORIA DO SINDICATO RURAL DE ERECHIM

PRESIDENTE

JOÃO PICOLI

VICE-PRESIDENTE

SERGIO LUIZ RIGO

1ª SECRETÁRIA

KARINA PAULA PICOLI

2ª SECRETÁRIO

IPENOR GRANDO

1º TESOUREIRO

PAULO BIASOTTO        

2º TESOUREIRO

ABRAÃO ISAQUIEL CHARCHAT

SUPLENTES

SOLANI CEZAR RIGO         

TARCISIO KLEIN

DELCIOMAR BUSNELLO

ALTEMIR PELICIOLLI  

MAURICIO LEÃO AGRANIONIK

CONSELHO FISCAL EFETIVO

CLÓVIS HENRIQUE TONIN

ANTONIO GIRARDI

JAIME LUIZ ZANELLA

CONSELHO FISCAL SUPLENTES

JAIME KIVES

GENTILE LUIZ RIG0

ALENCAR LUIS RIGO

DELEGADO REPRESENTANTE

ERNESTO AMARAL

SUPLENTES

LEANDRO JOSÉ ZANELLA

JOÃO PICOLI

Publicidade

Blog dos Colunistas