0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim 100 anos

AABB Comunidade: Projeto pioneiro de grande relevância social

AABB Erechim.JPG
IMG_5063.JPG
IMG_5067.JPG
Por Rodrigo Finardi e Assessoria
Foto Rodrigo Finardi e Arquivo AABB

Atividades iniciaram em 1987, e já atendeu 10 mil crianças em Erechim  

 

O Programa Integração AABB Comunidade de Erechim, cujas atividades são desenvolvidas nas instalações da AABB, iniciou no dia 24 de outubro de 1987, através de Osório Simões Bacedo. Pioneiro no RS e 2º no País, completa, em 2018, trinta e um anos de trabalho ininterrupto em prol de crianças e adolescentes de ambos os sexos, alunos de escolas da rede pública de ensino pertencentes a famílias de baixa renda.

Realiza atividades integradas nas áreas de educação, saúde, cultura e esportes, direcionadas de forma a ampliar seus conhecimentos e contribuindo para a inclusão, não repetência e permanência na escola de crianças em situação de risco pessoal e social.

O Programa Integração AABB Comunidade, tem uma função social importante no desenvolvimento educacional e na formação integral de nossos educandos. Sua proposta está direcionada no desenvolvimento de uma cidadania ativa, solidária e responsável, criando um sujeito de direitos sonhador, protagonista de uma cidade educadora.

As oficinas oferecidas no Programa Integração AABB Comunidade, ligadas a manifestações artísticas, culturais e esportivas, desenvolvem o potencial criativo, a coordenação motora, a concentração, a expressão individual e coletiva, a socialização e o trabalho em equipe, capacitando os educandos e valorizando seus talentos e contribuindo para superar dificuldades a partir do exercício da corporeidade.

O trabalho desenvolve, paralelamente, o autoconhecimento, a autoestima e a autovalorização do aluno, juntamente com a integração da escola, família e comunidade.

O programa funciona de segundas as sextas-feiras, nos turnos da manhã e tarde.

Atualmente, participam do Programa em Erechim 160 crianças e adolescentes das Escolas da rede pública do Município (Caras Pintadas, Cristo Rei e Luiz Badalotti).

Cada aluno participante recebe um Kit de material contendo: um conjunto de abrigo, camiseta manga longa, camiseta manga curta, tênis, boné, meias, chinelo de dedo, mochila e kit natação. Além disso, todos recebem os seguintes materiais de higiene: toalha, sabonete, escova de dentes e creme dental.

O programa recebe o apoio de diversos cursos da URI Campus Erechim, conforme acordo de cooperação, nas áreas de Psicologia, Enfermagem, Pedagogia, Nutrição e Odontologia.

Paralelamente, a AABB tem contratado professores que trabalham em oficinas, violão, línguas, judô, natação, atividades lúdicas, entre outros.

Também desenvolve trabalhos na área de educação ambiental e cultural participando de programas da FENABB (Federação Nacional das AABB).

Além da parceria com a Prefeitura Municipal de Erechim que cede os professores e transporte, com Fundação Banco do Brasil (FBB), e com Federação Nacional das AABBs (FENABB), o programa conta, ainda, com a colaboração financeira de algumas empresas da cidade como a Sementes Estrela, cujos dirigentes partilham dos mesmos objetivos e premissas do Programa. Também recebem pequena ajuda financeira de alguns benfeitores através de doações do Imposto de Renda.

O sucesso do Programa depende das parcerias e dos colaboradores, pois todos têm papel relevante no suprimento de recursos humanos, materiais e financeiros demandados durante o ano.

O programa AABB Comunidade de Erechim está registrado junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Erechim (COMDICAE) sob o termo nº 20/10, Lei Municipal nº 2261, de 09.11.90, apto, portanto, a captar recursos do Imposto de Renda de acordo com a lei do FIA (Fundo da Infância e do Adolescente). Está habilitado no Programa Nota Fiscal Gaúcha e registrado na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do RS, processo nº 003276-2100/14-0.

De acordo com o presidente da AABB, Luiz Carlos Menegazzo, que está a nove anos no comando do AABB comunidade, o clube social é aberto a toda a comunidade que pode se associar e usufruir de toda a estrutura: “gostaria de frisar que é o único clube da cidade com um programa de inclusão social”.

Publicidade

Blog dos Colunistas