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Estado

Dia D da Base Nacional Comum Curricular mobiliza educadores no RS

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Por Governo do RS
Foto Divulgação

Com o objetivo de promover uma discussão sobre a estrutura e as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), envolvendo as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e as escolas, a Secretaria da Educação (Seduc) promoveu nesta quinta-feira (15) o dia D de mobilização. O debate sobre o texto homologado pelo Ministério da Educação (MEC) contou com a participação de mais de 66 mil professores em 2.545 instituições de ensino do Rio Grande do Sul. As aulas retornarão normalmente na rede nesta sexta-feira (16).

Na abertura oficial do evento, ocorrida no Auditório Paulo Freire, no Centro administrativo Fernando Ferrari (Caff), o secretário da Educação, Ronald Krummenauer, afirmou que a implementação da nova Base é uma grande oportunidade para que o Brasil comece a dar um rumo diferente na qualidade de da educação. "O mercado de trabalho do século 21 é muito diferente do século 20. Está mais do que na hora que nós darmos um rumo diferente daquele modelo que tínhamos como referência", explica.

A diretora do Departamento Pedagógico, Sônia Rosa, afirma que as funções cognitivas dos estudantes estão cada vez mais atreladas às funcionalidades tecnológicas. De acordo com ela, é preciso aliar o aprendizado com as novas tecnologias, que fazem parte da rotina dos jovens. "Se quisermos avançar, temos que necessariamente, compor o conhecimento aliado com estes novos elementos", destaca.

No interior do estado, os debates também começaram no início da manhã. Na 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de São Leopoldo, os 171 estabelecimentos fizeram seu dever de casa. Na sede da CRE, também foram realizadas reuniões.

"O diferencial do BNCC é a inserção dos aspectos regionais no currículo. Poderemos, por exemplo, inserir temas que envolvam a colonização alemã ou o mercado coureiro calçadista. Enfim, o que for importante para entendermos onde estamos e quem somos", destacou a coordenadora da CRE, Helenise Ávila Juchem.

Para o responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Santa Cruz do Sul, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o destaque é para participação das 106 escolas que integram a CRE. "A participação das instituições de ensino é fundamental neste processo, porque, nesse novo documento, teremos a oportunidade de trabalhar temáticas regionais na escola, como aspectos da geografia, história e variações linguísticas", explica.

A 4ª Coordenadoria Regional de Educação, de Caxias do Sul, também incentivou as 123 escolas dos 14 municípios de sua abrangência a participarem dos debates. Na sede da Coordenadoria, as atividades também ocorreram durante todo o dia. "Esse debate é a oportunidade que as comunidades têm para fazer alterações pertinentes ao seu cotidiano", destacou a coordenadora Janice Moraes.

Referência curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 20 de dezembro de 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, papeis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos.

 

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