O Relatório de Gestão 2015 da Assembleia Legislativa foi apresentado pelo presidente Edson Brum (PMDB) à imprensa gaúcha em coletiva na manhã desta sexta-feira (29), no Salão Júlio de Castilhos. Ao final, ao responder se estava satisfeito com os resultados alcançados, o deputado frisou que foram além de sua expectativa. “Sinto-me muito feliz, realizado; tenho o entendimento do dever cumprido”, avaliou, em resposta a jornalistas. Enfatizou que a expectativa previa uma economia que alcançasse os 5% do orçamento do Estado. “Atingimos os R$ 85 milhões, e isso significa um índice significativo de 15%”, comemorou.
Fez questão de ressaltar, no entanto, que este grau de economia nos gastos do Parlamento “não é de agora. Vem sendo construído nos últimos anos, por todos os presidentes, diante de uma realidade cada vez mais dura das finanças estaduais”, ponderou. Igualmente observou que esta vitória não era pessoal, “mas de toda a Mesa Diretora, dos deputados e servidores, que contribuíram por demais, correspondendo às campanhas por economia solicitadas pela Casa, em especial de água, luz e impressões”.
Edson Brum agradeceu a todos os colaboradores, nas pessoas dos superintendentes e diretores presentes. Iniciou sua explanação agradecendo à imprensa, e em especial aos setoristas (jornalistas presentes no dia a dia do Parlamento). “Essa cobertura é fundamental para que a sociedade gaúcha acompanhe, de forma instantânea, tudo o que acontece no Poder Legislativo”.
Lembrou que começou sua administração já deixando claros os principais pontos que seriam perseguidos: o diálogo com a sociedade, o aprimoramento da transparência e o aprofundamento da gestão, muito especialmente a contenção de gastos. “Assim, deixo a presidência com a consciência do dever cumprido e satisfeito, mesmo diante de acontecimentos desagradáveis, como naquele 15 de setembro, quando, ela primeira vez, em 180 anos de história, o Parlamento gaúcho teve suas portas fechadas pela vontade de uma minoria, fato que não havia ocorrido nem mesmo nos duros anos do regime militar”.
Conforme reforçou, “decidimos (a Mesa), de forma plural, superarmos esta e outras adversidades, a partir da disposição ao diálogo e à transigência. Mesmo naquele dia não deixamos de dialogar”, recordou. Na sequência, o deputado Edson Brum apresentou, de forma resumida, os resultados da sua administração a partir dos dados e informações presentes no Relatório ALRS 2015.