Proposição do vereador, Claudemir de Araújo, subscrita pelos demais vereadores do plenário requer, através da Pasta da Educação, a renovação do contrato com a APEFAU-Associação dos Professores de Educação Física do Alto Uruguai.
Parlamentar ressalta que o pedido é de extrema importância, pois atende crianças e jovens com idade entre sete e 20 anos de idade, todos estudantes e residentes em nosso município com aulas de futebol, realizadas de segunda à sextas-feiras em turno inverso da escola. Atendendo aproximadamente 150 crianças e jovens.
O projeto foi elaborado com critérios detalhados onde foram analisados os rendimentos do grupo familiar que não deverão exceder o valor de um salário mínimo "per capita", o fato de que o aluno deverá estar regularmente matriculado e frequentando as aulas em alguma instituição de ensino básico de nossa cidade e de que o aluno, logo após ter seu cadastro aprovado, deverá ser assíduo aos treinos e toda falta deverá ser justificada, e só serão toleradas apenas quatro faltas não justificadas.
O valor repassado pelo município é utilizado em transporte, viagens, inscrições em campeonatos e treinos, uniformes de treino, uniformes de passeio e de jogo, distribuídos gratuitamente, assim como lanches/refeições durante as viagens, materiais esportivos como bolas, redes, traves, entre outros materiais para manutenção do projeto.
“Ressaltamos a importância da renovação do contrato, pois estas crianças em um período estão na escola e no outro participando do projeto, mantendo-se em atividade integral. Devemos considerar também que para fazer parte do projeto estas crianças tem que apresentar bom rendimento escolar e frequência, o que é avaliado através do boletim e do atestado de frequência, sendo que os alunos que apresentarem baixo rendimento são encaminhados para o auxilio especializado”.
Araújo ressalta que se deve dar atenção e prioridade quando os projetos envolvem as crianças e jovens. “Solicito que além da renovação seja também revisto o valor repassado, pois educação não é gasto e sim investimento. Investir em educação é investir no futuro. Assim estaremos reconhecendo também o excelente trabalho dos professores que desenvolvem este projeto com nossas crianças e jovens, pois além dos mesmos estarem estudando, fazendo atividades, estão preparando seu futuro, pois poderão seguir carreira no futebol, além de estar fora do mundo da marginalidade e da criminalidade”.