13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

Francisco Basso Dias retorna à Rádio Difusão

Colunista do Jornal Bom Dia assume como gerente de jornalismo e âncora do programa Rádio Cidade

teste
Foto: Inês Moretti Da Ronch
Por Inês Moretti Da Ronch

Após 28 anos um dos mais conceituados radialistas do RS retorna a Erechim. O também colunista do Jornal Bom Dia, Francisco Basso Dias passa a gerenciar o departamento de jornalismo e comandar o programa Rádio Cidade, que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 8h às 11h. Aos 63 anos, "Chico", como é conhecido por todos, conta que começou a vida profissional aos 16 anos de idade, na antiga Rádio Erechim como office boy. "Depois de um tempo a emissora precisou de um funcionário para trabalhar como operador de som e mais tarde, por uma coincidência, faltou um locutor no horário nobre da emissora ao meio-dia.

O gerente chegou para ver o que tinha acontecido e me pediu que desempenhasse aquela função. Tremendo, eu comecei a ler os textos de propaganda e outros mais e dali em diante, me tornei efetivo locutor da rádio Erechim, em janeiro de 1952. Fiquei por dez anos até servir o Exército. Voltei e fiquei até dezembro de 1963. Foi quando fui convidado e passei a integrar a equipe da Rádio Difusão", narrou Basso Dias ao lembrar sua história no rádio.

Chico também teve uma experiência de 16 anos como assessor parlamentar e de imprensa do deputado Francisco Appio, na Assembleia Legislativa e depois em Brasília, a partir de 1987. Foi convidado a ser assessor de imprensa da Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul, onde permaneceu até os dias de hoje, em que ainda é vinculado.

"Neste período, não só nos quatro anos em que permaneci, mas muito antes, criei um programa que está no ar em 50 emissoras do interior do RS, há 19 anos. É o SOS Caminhoneiro. Então os caminhoneiros da região onde mais se concentra esta categoria, já me conhecem. É um noticiário de três minutos onde ali eu falo sobre legislação, acidentes, estrada mal conservada, sobre a ponte que caiu, e diversas dicas", explica o radialista.

"Entre outras coisas já tive satisfação e alegria de encontrar caminhoneiro desaparecido por este Brasil, lá no interior de Minas Gerais, Pernambuco, entre outros, com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal. "Isso me marcou e me projetou de tal forma que sou muito grato por ter prestado e presto ainda este serviço", ressaltou. Sobre o retorno, Chico destaca:

"A expectativa é muito grande de retornar, porque sou daqui, nasci, me criei, me tornei uma pessoa da comunidade, prestei muito serviço também aqui, no meu tempo de O Mensageiro Gaúcho, outro programa que me deu uma notoriedade incrível. Ajudava as pessoas. Isso marcou muito as pessoas, naquele tempo não tinha a velocidade da internet, a instantaneidade. Hoje, você tem o mundo em suas mãos", concluiu.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas