0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Construção e Decoração

madeira

Projetos em madeira garantem conforto térmico

Por Da Redação - jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Arquiteto mostra a versatilidade desta matéria prima em diferentes ambientes e aplicações

Os benefícios oferecidos pela madeira são de grande valia. O material é isolante, para construção não é necessário a utilização de água, pois a madeira pode ser especificada de acordo com a sua resistência e flexibilidade, diferente da alvenaria que utilizará água durante o todo o processo do projeto.  Com padrões e texturas, esta matéria prima é utilizada de forma criativa e irreverente para garantir o conforto térmico e um ambiente ainda mais bonito e agradável.

Conforme o arquiteto José Cláudio Falchi, os projetos arquitetônicos estão cada vez mais focados no bem estar. “O ambiente precisa atender as necessidades básicas do indivíduo e o integrá-lo de forma harmônica, seja em sua residência ou no local de trabalho.  A madeira proporciona essa aproximação do homem com a natureza e podem ser usadas na construção civil para a parte construtiva, estrutural ou decorativa”. 

 O profissional destaca que a madeira é o material que cria os ambientes mais agradáveis. “Tem uma ótima estabilidade térmica, é muito agradável ao toque e tem cores e tons naturais que até hoje não se consegue imitar artificialmente”, diz, Por isto está presente em projetos residências e corporativos e é um material versátil graças a diversidade de espécies, tonalidades.

Mesmo as madeiras mais leves como pinus ou o eucalipto, se devidamente tratadas, podem ser especificadas como estruturas, sendo indicadas para uso em forma de vigas, caibros, pranchas ou tábuas presentes nos telhados, pilares de sustentação e escadas.

 Além disso, as variáveis de cores e veios do próprio produto formam desenhos que servem de decoração e podem ser utilizados como painéis, forros e lambris.  “A beleza da arquitetura é a sua variedade. Todos os tipos de projetos são ótimos de serem feito, mas a minha preferência sempre foi pela arquitetura residencial”, completa Falchi.

     

Leia também