0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Construção e Decoração

sindico-curitiba-encanamento-estourado-880x584.jpg

Como solucionar problemas de encanamento residencial

Por pt.wikihow.com
Foto Divulgação

Baixa pressão de água, uso excessivo de água, drenagens lentas, barulhos ou outros problemas estão relacionados a elementos específicos do sistema de encanamento. Os passos a seguir podem ajudar a localizar a origem de um problema de encanamento e descrevem alguns dos consertos mais básicos para cada tipo de problema. 


Tente escutar sons de respingos
Pode parecer simples, mas esse passo é esquecido em uma casa barulhenta e agitada. Embora uma torneira pingando possa parecer não desperdiçar uma quantidade significativa de água, durante o dia, cada gota se soma a milhares e milhares de outras. Escolha um horário em que haja pouca ou nenhuma atividade, como logo cedo pela manhã ou tarde da noite, quando a casa está bem silenciosa. 

Procure evidências de vazamento ao longo do rodapé das paredes próximo ao encanamento
Os canos que contêm água sob pressão podem ser corroídos, ter conexões frouxas ou romper devido a congelamento, gerando uma perda contínua de água até o conserto. Fungo ou mofo, superfícies escuras ou até poças de água podem aparecer abaixo de vazamentos. Se o problema for dentro da parede, talvez seja necessário remover o painel, o gesso ou a placa para corrigi-lo. 
- Os canos também podem suar quando a água gelada passa por eles em espaços de ar interior mais quentes, e essa água condensada na superfície dos canos pode pingar, fazendo com que apareçam problemas de umidade onde não há vazamentos. 

Procure, embaixo de vãos e pias, respingos ou evidência semelhantes descritas no passo anterior 
Use uma lanterna para seguir os canos expostos, procurando gotas de água que se acumulam na parte inferior antes de pingarem, e corra os dedos por esses canos para sentir a umidade. 

Escute os barulhos dos cômodos/banheiros para determinar se eles acontecem a intervalos anormais sem que ninguém tenha provocado um fluxo
Quando há um vazamento de vedação no vaso sanitário, a caixa de água é drenada devagar durante um período até que o nível da água caia o suficiente para a válvula flutuante abrir e reabastecer a caixa. Válvulas de descarga emperradas e vedações vazando em vasos podem desperdiçar muita água, pois, assim como ocorre com torneiras vazando, o fluxo, embora talvez muito pequeno, é contínuo. 

- Verifique se as válvulas de entrada em banheiros estão vazando. A vedação, que sela a haste de uma típica válvula de água de parada, é vedada quando comprimida o suficiente para "fechar" trilhas de vazamento, mas não tão apertada que dificulte girar a alavanca. Gire a porca da vedação (a porca superior em torno da haste) levemente no sentido horário (não deverá ser necessário mais do que cerca de 1/8 de volta) e observe se essa medida para o vazamento ao redor da haste. 

- As válvulas de abastecimento devem estar completamente abertas ou totalmente fechadas. Feche a válvula girando a alavanca no sentido horário até que ela pare; abra a válvula girando a alavanca no sentido anti-horário até ela parar. Ocasionalmente, um vazamento bem leve de uma haste para caso a válvula tenha ficado parcialmente aberta e esteja completamente fechada ou totalmente aberta. 

Verifique o medidor de água
Os sistemas de água estaduais usam um medidor para medir a quantidade de água usada e, quando você fecha todas as torneiras e aparelhos que consomem água, o fluxo para a sua casa cessa. Localize o medidor de água, leia a quantidade mostrada, anote-a, aguarde uma hora ou duas e leia novamente para ver se a água passou pelo medidor quando ninguém a estava usando em casa. Vazamentos muito pequenos não moverão o medidor durante um curto período, portanto será mais difícil detectá-los por este método. 

Dicas 
- Examine o sistema de encanamento de casa de forma analítica. As casas normais têm dois sistemas de encanamento separados: um é o abastecimento, que fornece água potável a conexões na cozinha, no banheiro, na lavanderia ; o outro é o dreno/esgoto, que remove a água após o uso pretendido junto com os detritos que ela possa conter. 
- Conheça a localização do fechamento do abastecimento de água e das válvulas de abastecimento para interromper temporariamente os vazamentos quando eles forem descobertos e fechar o sistema para reparos. Os armários de pia, as bancadas de pia e as pias de cozinha costumam ter uma válvula para cada cano de abastecimento e elas costumam estar localizadas na parede adjacente abaixo da conexão. 
- Isolar canos de água expostos ajuda a protegê-los do congelamento, que faz com que os encanamentos estourem já que a água se expande quando congela, exercendo uma tremenda pressão sobre os canos. 
- Isolar canos de água quente reduz a energia usada para fornecer água quente para a pia ou a banheira, especialmente em uma situação em que é necessário um longo cano para abastecimento.

Avisos 
- Conheça o tipo de cano usado na sua casa. Os antigos canos de cobre eram soldados com solda de chumbo, e o chumbo pode se desprender das conexões e expô-lo a envenenamento por chumbo quando você bebe a água. 
- Leia as instruções do rótulo com cuidado se usar um produto químico de limpeza de dreno para limpar canos entupidos ou de drenagem lenta. 
- Não tente fazer consertos se não confiar na sua habilidade. Soldar canos, substituir válvulas e trocar bases de torneiras são atividades para as pessoas habilidosas com ferramentas próprias. 
- Quando houver canos enferrujados a consertar não os force demais. Isso pode piorar o problema. 

Leia também