0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Construção e Decoração

Tendência é prática e duradoura, capaz de deixar interiores e exteriores mais protegidos e bonitos

Tipos de pedras para embelezar paredes

Por Fonte: Fórum da Construção via Construindodecor
Foto Mar Dois Pedras

Tendência é prática e duradoura, capaz de deixar interiores e exteriores mais protegidos e bonitos

Muito resistentes e duradouras, as pedras são uma ótima maneira de revestir paredes de uma forma bonita e durável de verdade. Estão super na moda e a tendência é que mais pessoas possam aderir a esse revestimento tão prático nas próximas décadas.

Existem vários tipos de pedras próprios para revestimento. Se antes elas eram usadas apenas como piso, hoje em dia elas ganharam as paredes de vez, deixando interiores e exteriores mais protegidos e bonitos. Além de tudo isso, a grande vantagem é que elas valorizam o preço da construção.  As mais conhecidas pedras de revestimento são o granito, o mármore, a ardósia e o seixo. Conheça um pouco mais de cada uma:

Granito: usado com frequência em cozinhas, é durável e bonito. As cores são mais sóbrias e o efeito é voltado para o rústico. É um dos campeões de venda no quesito revestimentos de parede.

Mármore: usualmente mais caro que as outras peças, costuma ser utilizado em interiores e valoriza muito o ambiente. As cores são variadas. A aparência final é de sofisticação;

Ardósia: é uma pedra natural e deve se tomar cuidado para manter um padrão no revestimento, mantendo o mesmo tom em toda a parede, já que ela apresenta aspecto mesclado.

Seixo: geralmente associado ao clima “zen”, é utilizado tanto em exteriores quanto interiores, principalmente salas e banheiros. As cores são variadas e o efeito é quase de mosaico, já que as peças costumam ser menores que as outras;

Pedra portuguesa: é a mesma que ficou famosa por revestira as calçadas famosas da cidade do Rio de Janeiro. E uma pedra normalmente cortada em pequenas peças, que pode ser usada para o revestimento de calçadas e de paredes, através da criação de mosaicos;

Pedra São Tomé: também conhecida como pedra mineira, ou pedra palito, essa pedra tem sido usada extensamente no revestimento de paredes que possuam destaque na decoração, sejam paredes internas, fachadas ou mesmo nos muros.

Dicas principais

Algumas dicas básicas são importantes na hora do projeto e da colocação das pedras como revestimentos gerais. Observe:

Se for utilizar a pedra no lado exterior, aplique uma camada de impermeabilizante sobre ela, para garantir selamento total. Empresas do ramo podem te indicar o melhor produto para esse caso. Se houver pouca incidência de chuvas no local, informe-se da necessidade da aplicação.

Utilizar revestimentos de pedras em locais internos é algo muito bonito, mas também é importante lembrar que o ambiente ficará com temperatura mais baixa; já que a pedra “resfria” o ambiente, e até por isso é muito utilizada em locais com clima quente.

Também nos interiores é necessário limpar com frequência para evitar o acúmulo de sujeira nos vãos e depressões de cada peça. Água e sabão neutro dão conta do recado, mas no caso de mármore, um pano úmido já realiza a limpeza. Nunca utilize produtos abrasivos para não manchar ou corroer as peças e evite ao máximo esfregá-las com esse tipo de solução.

É muito importante que a parede – interna ou externa – esteja o máximo possível nivelada: assim você garante que o trabalho seja facilitado e resultado final fique mais bonito. 

Leia também