14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Rural

Cooperativas da agricultura familiar participam de oficina

Professores abordaram aspectos teóricos relacionados ao marketing de varejo

Oficina aconteceu no dia 12
Por Assessoria de Imprensa
Foto Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

Visando aprimorar a inserção mercadológica dos alimentos produzidos pela agricultura familiar e dinamizar a estratégia de comercialização nas feiras permanentes, nos pontos de comercialização e nos supermercados das cooperativas, foi realizada uma oficina de marketing para varejo, no dia 12, nas dependências da Universidade Estadual Rio Grande do Sul (UERGS) de Erechim. A realização da oficina ocorreu através da parceria interinstitucional Emater/RS-Ascar, através da Unidade de Cooperativismo e do Escritório Municipal de Erechim, da UERGS, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Erechim.

A professora Silvana Gollo e o professor Sidnei Dal’Agnol, ambos do IFRS – Campus Erechim, abordaram os aspectos teóricos relacionados ao marketing de varejo, composto de marketing e algumas técnicas de gestão do ponto de venda (PDV), proporcionando a participação do público presente e instigando a reflexão de como poderia ser melhorado o PDV de cada cooperativa.

Também foi debatido sobre a importância do marketing no processo de tomada de decisão, enfatizando a relevância da análise do mercado e do conhecimento do perfil dos consumidores.   E o marketing como uma estratégia para as cooperativas atuarem de forma mais sustentável no mercado onde estão inseridas, ou seja, para que possam desenvolver um produto com valor agregado, divulgá-lo ao seu público-alvo, comercializá-lo de forma competitiva e distribui-lo em pontos estratégicos e acessíveis aos consumidores.

Na feira permanente da agricultura familiar da Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes) com a coordenação da professora Zenicleia Deggerone da UERGS de Erechim, os participantes puderam verificar na prática a importância de explicitar as qualidades e atributos dos produtos, bem como a necessidade de construir um arranjo espacial que permita um bom posicionamento no espaço de comercialização.

As cooperativas se dispuseram em continuar a qualificação. Na opinião do presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar Marcelino Ramos (Cocel), Jair Oldoni, “a oficina vem contribuir para o enfrentamento de uma deficiência vivida por todas as cooperativas da agricultura familiar”.  

Participaram as cooperativas Nossa Terra, Cecafes, Cooperval, Cocel, Copermate, Coopervita, Copproratap e Cooperbemm. Todas beneficiárias do Programa de Extensão Cooperativa – PEC/RS, vinculado a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas