Acadêmicas do Curso de Nutrição da URI, acompanhadas pela professora Cleusa de Vargas, da disciplina de Práticas em Saúde Coletiva, realizaram atividades com o grupo de gestantes da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Progresso. O grupo foi recepcionado pela Enfermeira Coordenadora Sonia Ferreira e Agentes de Saúde da Unidade.
As alunas Andreia Fakoski, Camile Cunha e Carleia da Veiga fizeram avaliação antropométrica e diagnóstico individual das gestantes. Enquanto isso, a acadêmica Aldenise Balvedi orientou as gestantes falando dos “10 Passos de Alimentação Saudável para Gestante”, pregados pelo Ministério da Saúde.
Segundo a professora Cleusa, “a gravidez é um dos melhores momentos para se pensar em alimentação saudável, pois não só a mãe se beneficia dela, como também, e principalmente, o bebê. Com uma alimentação equilibrada, a mãe pode diminuir os riscos de complicação na gravidez, como ganho de peso excessivo, diabetes gestacional e hipertensão, além de poder também modular a presença de outros desconfortos típicos deste período (enjôos ou constipação intestinal)”. Ela também ressaltou o envolvimento do grupo com a atividade. “O entusiasmo das acadêmicas foi marcante, tendo em vista que elas têm a oportunidade de estar vivendo situações práticas do profissional nutricionista”, considerou.