21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Cursos de licenciaturas da URI valorizam o ser professor em seminário

teste
Seminário possibilitou a reflexão do 'ser professor' e a socialização de práticas pedagógicas signif
Seminário.jpg
Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação - assessoria de imprensa

Com o objetivo de refletir, socializar e resignificar as práticas docentes na/da educação básica, foi realizado, no dia 11 de novembro, o VI Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência – PIBID da URI Erechim, com o tema “PIBID: formação teórico-prática na iniciação à docência”. Das 8h às 17h, no Anfiteatro, reuniram-se bolsistas pibidianos e professores dos cursos das licenciaturas de Ciências Biológicas, Educação Física, Letras e Pedagogia e os supervisores dos subprojetos das escolas parceiras.

Muitos foram os momentos da programação do seminário que possibilitaram a reflexão do “ser professor” e a socialização de práticas pedagógicas significativas, produtivas e desafiadoras, entre eles, a mensagem de boas-vindas da diretora acadêmica, professora Elisabete Maria Zanin, ao afirmar que é possível ser feliz sendo professor; e a palestra “Seu nome, sua grife”, proferida pela professora Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa, destacando que a escolha pela educação, pelas licenciaturas permite ao ser humano fazer bem à sua alma e ao seu coração.

De forma complementar, o professor e psicólogo Felipe Biazus, ao coordenar o debate no Cinefórum, ressaltando passagens do filme assistido “O aluno”, enfatizou que a liberdade, a lealdade, a ética e o respeito são valores que solidificam a formação humana, acadêmica e profissional. Segundo ele, “Ser humano é um valor que iguala o ser professor e o ser aluno”.

Além de um almoço de confraternização, todos os participantes socializaram relatos das atividades desenvolvidas nas escolas, ressaltando a contribuição do PIBID na vida dos acadêmicos, futuros profissionais da educação, e para a comunidade escolar.

O depoimento da professora Susie Moreira, diretora da Escola Normal José Bonifácio, demonstra tal contribuição: “O PIBID é uma das iniciativas para o aperfeiçoamento e valorização de professores que, visivelmente, funcionam. As inserções dos estudantes no cotidiano das escolas públicas garantem uma consistência na formação do futuro profissional da Educação, fazendo com que a sua formação acadêmica se desenvolva e se aprofunde através de uma atividade didático-pedagógica efetiva.”

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;