21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da URI vivenciam desafios da acessibilidade

Estudantes participaram, na sexta-feira, 7, de uma aula prática da disciplina de Projeto Integrador II

teste
Grupo de alunos participante da aula prática que fez parte do Projeto Integrador II
Aula prática permitiu uma melhor compreensão dos desafios da acessibilidade
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação URI Erechim

Estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Erechim participaram, na sexta-feira, 7, de uma aula prática da disciplina de Projeto Integrador II voltada à compreensão dos desafios da acessibilidade e à aplicação dos princípios do Desenho Universal.

Os acadêmicos experimentaram diferentes condições de mobilidade e percepção do ambiente, utilizando cadeiras de rodas, muletas e recursos que simulavam deficiência visual. A proposta permitiu observar, na prática, como barreiras presentes nos espaços construídos podem dificultar a circulação e o uso dos ambientes por diferentes pessoas.

Ao percorrer áreas do câmpus, os estudantes analisaram aspectos como rampas, escadas, desníveis, portas, pisos e sinalização sob a perspectiva da acessibilidade, compreendendo a importância de projetar espaços mais inclusivos, seguros e funcionais.

A experiência também reforçou os sete princípios do Desenho Universal, destacando que a inclusão vai além do cumprimento de normas técnicas e deve estar presente desde as etapas iniciais do projeto arquitetônico.

Para o professor Darllan Fabiani da Silva Santos, responsável pela atividade, a vivência é essencial para aproximar a teoria da realidade. “Quando o acadêmico experimenta essas situações, compreende de forma muito mais concreta como as decisões de projeto podem facilitar ou dificultar a utilização dos espaços pelas pessoas.”

A atividade proporcionou uma importante reflexão sobre o papel social da arquitetura e do urbanismo, reforçando a necessidade de desenvolver projetos que acolham a diversidade humana e promovam autonomia, acessibilidade e qualidade de vida para todos.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;