21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Aprendizado além da sala de aula em Itatiba do Sul

Projeto interdisciplinar de escola rural concorreu ao Prêmio Gestor Público 2016

teste
Projeto interdisciplinar Escola Frei Henrique
frei henrique 1.jpg
frei henrique 3.jpg
Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Projeto interdisciplinar de escola rural de Itatiba do Sul concorreu ao Prêmio Gestor Público 2016

Grama caprichosamente cortada, limpeza impecável, flores coloridas e cuidadosamente plantadas, sobrepostas em estantes feitas de pallets. Ao fundo, ouve-se as vozes dos professores e o murmúrio que vêm das salas de aula, além do característico cheiro de merenda há pouco preparada. Este é o cenário que a reportagem do Bom Dia encontrou ao chegar na Escola Municipal Frei Henrique, localizada na comunidade de Açoita, interior de Itatiba do Sul. O cuidado com o meio ambiente e o embelezamento da instituição nítidos logo na chegada são apenas parte de um projeto que extrapola o ambiente escolar e foi um dos candidatos a edição deste ano do Prêmio Gestor Público.

E não é só a frente do colégio que chama a atenção. O melhor está mais adiante, especificamente atrás da escola, onde toda a comunidade escolar, com a ajuda inclusive de familiares de estudantes, cultiva uma horta com os mais variados alimentos. A iniciativa, conforme explica o diretor da instituição, Antônio Paulo Rodrigues, iniciou há três anos e vai ao encontro da realidade em que vivem os 48 estudantes da escola, oriundos de 34 famílias da localidade de Açoita.

Na horta são cultivadas além de hortaliças como cebolinha e salsa, verduras, cebola, alho, beterraba, fava, ervilha, couve, tomates entre outros alimentos que são utilizados diariamente no preparo da merenda escolar. Toda a produção é essencialmente orgânica. O excedente é repassado a outras instituições de ensino do município e até mesmo para as famílias dos estudantes. “Desde que iniciamos o projeto, temos produzido diversos alimentos, cada um conforme sua época. E o mais interessante é o engajamento de toda a escola, que tomou isso pra si e cuida com dedicação e carinho”, ressalta.

Projeto interdisciplinar

Intitulada “Alimentação saudável, consumo sustentável”, a iniciativa é realizada com a ajuda de um agricultor que permanece na instituição regularmente. O vice-diretor, Carlos Roberto Longo, salienta que este auxilia no manejo da terra para que fique propícia à produção. “Dessa forma ele utiliza os saberes que aprendeu ao longo da vida trabalhando na roça e repassa aos estudantes”, pondera.

O projeto é realizado na escola de forma interdisciplinar. Conforme o diretor, cada professor trabalha o tema de acordo com as especificidades de suas disciplinas. “Cada um ensina algo relacionado aos alimentos e à sustentabilidade, de modo que todos estão inseridos na mesma temática, o que contribui para os bons resultados que viemos alcançando”, explica.

Antonio destaca ainda que uma das principais motivações do projeto foi a percepção de que, mesmo vivendo em um ambiente rural, muitas famílias de estudantes não produziam alimentos que poderiam ser cultivados em suas propriedades. “Muitas vezes até adquiriam de outros produtores que vinham de fora. Então, a partir do projeto, fomentamos nessas famílias a importância e a relevância de elas produzirem alimentos de maneira orgânica, o que beneficiaria tanto a alimentação quanto o meio ambiente, através de práticas sustentáveis”, relata.

Mudança de comportamento

Desde que vem sendo realizado o projeto tem promovido a mudança de comportamento entre muitas famílias que, instigadas pelos estudantes, passaram a produzir hortaliças e verduras em casa. “Logo que começamos, quando sobrava alimentos como alface, por exemplo, oferecíamos aos estudantes que quisessem levar para casa e todos queriam. Hoje muitos não precisam mais, pois eles mesmos produzem estes alimentos”, ressalta. Ele completa ressaltando que mesmo o excedente dos alimentos é utilizado na produção de adubo.

O prêmio

O Prêmio Gestor Público foi criado em 2002 com a finalidade avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul. A prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Tozzo, salienta que o principal motivo que levou o município a concorrer ao prêmio com este projeto foi a dedicação de toda a comunidade escolar. “Um projeto se concretiza e traz resultados quando todos constroem ele. Sem dúvidas o projeto que nos levou a concorrer tem a participação de toda uma equipe se dedica de corpo e alma e é comprometida com a educação pública de qualidade. Sabemos que precisamos avançar na educação, mas não podemos esquecer que principalmente nessas escolas rurais, como é o caso da Frei Henrique, precisamos estimular o aprendizado do saber dos agricultores e ao mesmo tempo dar subsídios e incentivo para que estas crianças possam viver bem e aproveitar o meio rural. Desta forma, além do aprendizado, fomentamos ações para diminuir o êxodo rural”, completa.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;