21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

15ª CRE celebra 74 anos com encontro voltado à integração da rede estadual

Programação realizada na Villa Trentin reuniu gestores escolares, lideranças regionais, professores, estudantes e representantes da educação pública

teste
Encontro reuniu diretores, coordenadores regionais, prefeitos, secretários de Educação, professores
Por Gabriela de Freitas
Foto Gabriela de Freitas

Diretores das 83 escolas estaduais vinculadas à 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), coordenadores regionais de diferentes regiões do Estado, representantes da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), autoridades municipais, professores, estudantes e lideranças regionais participaram, na manhã de quinta-feira (7), da programação alusiva aos 74 anos da 15ª CRE. O encontro ocorreu na Villa Trentin, em Erechim.

Com o tema “Educação que acolhe. Regional que inspira: 74 anos de histórias que transformam”, a atividade abordou a trajetória da coordenadoria e a atuação da rede pública estadual nos municípios da região.

A abertura contou com apresentação cultural conduzida por estudantes da rede estadual e com a participação da estudante Isabel Letícia Carini, do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando, que apresentou uma poesia durante a solenidade.

A mesa de autoridades foi composta pela coordenadora regional da 15ª CRE, professora Juliane Bonez; pela subsecretária de Governança e Gestão da Rede Escolar da Seduc, Claudete Silva de Oliveira; pelo vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello; pelo prefeito de Centenário e presidente da AMAU, Genoir Florek; além de coordenadores regionais de Educação de outras regiões do Estado.

Durante os pronunciamentos, as autoridades abordaram temas ligados à educação pública, à atuação conjunta entre Estado e municípios e aos desafios da gestão educacional.

O vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, afirmou que a trajetória da coordenadoria foi construída pelo trabalho desenvolvido nas escolas e comunidades. “Esses 74 anos não representam apenas uma data, mas as pessoas que fazem a diferença diariamente na vida dos estudantes e das comunidades escolares”, declarou.

Ao comentar a atuação conjunta entre os entes públicos, Tirello também mencionou os impactos recentes do granizo que atingiu Erechim. “Nós somos incansáveis, não desistimos e seguimos em frente para continuar esse trabalho”, afirmou.

A secretária municipal de Educação de Erechim, Verenice Lipsch, disse que a celebração representa o reconhecimento da trajetória construída pelos profissionais da educação. “Celebrar 74 anos é reconhecer todo o caminho percorrido e todas as pessoas que fizeram parte dessa história”, afirmou.

Ela também comentou a integração entre município e Estado nas ações educacionais. “Estamos juntos pelo mesmo propósito: cuidar das pessoas e oferecer oportunidades aos estudantes”, disse.

Representando a Seduc, a subsecretária Claudete Silva de Oliveira falou sobre os desafios da gestão pública na área educacional e sobre a relação entre as redes de ensino. “A educação pública é uma só. O aluno começa muitas vezes no município e conclui sua trajetória na rede estadual. Precisamos trabalhar cada vez mais como parceiros”, declarou.

Ela também mencionou o trabalho desenvolvido pelas equipes escolares e pela coordenadoria regional. “Quem faz o trabalho acontecer são os diretores, os professores e as equipes dentro das escolas”, afirmou.

A coordenadora regional Juliane Bonez relembrou a trajetória histórica da 15ª CRE e a atuação coletiva na construção da educação pública regional. “No fundo de tudo, nós somos professores. Passamos a ser gestores, supervisores e coordenadores, mas seguimos sendo professores”, declarou.

Juliane também abordou mudanças ocorridas ao longo das décadas na estrutura administrativa da educação estadual. “Houve um tempo em que as informações chegavam apenas uma vez ao dia por fax. Conhecer essa trajetória ajuda a compreender o quanto evoluímos”, afirmou.

Ela ainda mencionou os desafios enfrentados pela regional durante a pandemia e a atuação conjunta entre escolas, municípios e Estado. “Celebrar os 74 anos da 15ª CRE é reconhecer que ninguém constrói a educação sozinho”, disse.

Cultura e simbolismo

A programação contou com apresentação do projeto Recreio Musical, desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, de Erechim, sob orientação do professor Carlos Baú. Estudantes interpretaram canções populares durante o evento.

Também foi realizada uma performance inspirada na obra “O Mágico de Oz”, organizada por estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora da Paz, de Campinas do Sul. A atividade utilizou o personagem Homem de Lata para abordar a temática da humanização das relações na educação.

Durante a apresentação, representantes de diferentes segmentos da comunidade escolar participaram de uma dinâmica relacionada a princípios ligados ao ambiente educacional, como propósito, liderança, conhecimento, exemplo, amizade e inspiração.

Programação da tarde

Além das atividades comemorativas realizadas pela manhã, o encontro teve continuidade durante a tarde com o Ciclo de Governança da Rede Estadual, reunindo diretores escolares e equipes da 15ª CRE para discussões relacionadas à organização administrativa e pedagógica da rede estadual de ensino.

Conforme a organização, a coordenadoria atende atualmente 41 municípios e mais de 20 mil estudantes da rede pública estadual.

 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;