O Senac Erechim segue fortalecendo sua atuação no desenvolvimento do turismo regional com mais uma importante iniciativa de qualificação e integração entre os agentes do setor. Em parceria com a IGR Termas e Lagos e a CoopTurismo, teve início nesta semana mais uma edição da ação de capacitação voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva do turismo regional.
O Curso de Atendimento ao Turista, com carga horária de 40 horas, é viabilizado por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), reforçando o compromisso da instituição com o acesso à educação profissional gratuita e de qualidade. A formação iniciou ontem no Auditório da Prefeitura Municipal de Cruzaltense e reúne empreendedores, agentes públicos e a comunidade em geral dos municípios de Cruzaltense, Ponte Preta, Jacutinga e Campinas do Sul, promovendo um espaço de diálogo, troca de experiências e construção de estratégias conjuntas para impulsionar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social.
Assim como nas edições realizadas em 2025 nas microrregiões de Erechim, Marcelino Ramos e Getúlio Vargas/RS, esta iniciativa busca ampliar o acesso à qualificação e fortalecer a articulação regional, desta vez com foco na microrregião de Cruzaltense. A proposta é fomentar a profissionalização do setor, valorizar os atrativos locais e estimular a integração entre os diferentes atores que compõem o ecossistema turístico regional.
Além da capacitação técnica, o encontro fortalece a rede de relacionamentos entre empresários, lideranças locais, gestores públicos e representantes institucionais, promovendo conexões estratégicas que contribuem diretamente para o desenvolvimento regional de forma planejada e sustentável.
Para o diretor do Senac Erechim, Leandro Bianchi, essa construção coletiva é um dos principais diferenciais da iniciativa. “Mais do que promover capacitação, esses encontros criam uma rede de relacionamentos extremamente importante para o fortalecimento do turismo regional. Quando aproximamos empreendedores, poder público e instituições, construímos soluções conjuntas, ampliamos oportunidades e fortalecemos um desenvolvimento mais integrado e sustentável para toda a região”, destaca.
A ação integra o movimento de fortalecimento da Região Turística Termas & Lagos, consolidando o turismo como uma importante ferramenta de geração de renda, valorização cultural e desenvolvimento territorial. A proposta também reforça o protagonismo do Senac na formação profissional e no apoio às estratégias de crescimento regional.
As próximas edições desta iniciativa já estão previstas para acontecer ao longo de 2026 nos municípios de Aratiba e Erval Grande, contemplando as microrregiões destes municípios e ampliando ainda mais o alcance do projeto.
Com mais esta ação, o Senac Erechim reafirma seu compromisso com a educação, a inovação e o fortalecimento do turismo regional, promovendo desenvolvimento, conexões e novas oportunidades para toda a comunidade.