21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Atendimentos digitais predominam nos serviços públicos em Erechim

Dados do primeiro trimestre indicam crescimento no uso de plataformas online pela população

teste
Atendimentos digitais predominam nos serviços públicos em Erechim.jpg
Por Comunicação PME
Foto Divulgação/Comunicação PME

A Prefeitura de Erechim registra ampliação no uso de ferramentas digitais para abertura de processos administrativos. No primeiro trimestre de 2026, foram contabilizadas 7.981 solicitações realizadas por meio do site ou aplicativo, entre janeiro e março, o que corresponde a 85,67% do total. No mesmo período, 14,33% dos processos ocorreram de forma física.

Os números apresentam variação ao longo dos meses: 2.651 processos digitais em janeiro, 2.475 em fevereiro e 2.855 em março. Em comparação com 2021, quando a maior parte dos atendimentos ainda era presencial, observa-se alteração no perfil de acesso aos serviços.

Atualmente, o município disponibiliza 392 tipos de processos, sendo 328 com possibilidade de abertura digital (83,67%) e 64 ainda mantidos em formato físico (16,33%). A ampliação dos serviços online possibilita acesso remoto, com impacto na organização dos atendimentos.

A digitalização dos processos também se relaciona à redução de custos operacionais, ao tempo de resposta e ao uso de materiais, como papel, além de influenciar na organização das informações.

O secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, comentou sobre o andamento das ações. “Construímos uma nova cultura dentro da Administração Pública, baseada na inovação e na eficiência. A Transformação Digital não é apenas tecnológica, ela envolve pessoas, processos e uma gestão mais integrada. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, oferecendo serviços mais ágeis e acessíveis para a população”, afirma.

As ações envolvem todas as Secretarias Municipais, com acompanhamento por meio de microcomitês e do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, que realiza reuniões semanais. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) participa do processo, com atuação na integração de dados e no suporte às decisões administrativas.

O prefeito Paulo Polis também comentou a iniciativa. “Erechim está se preparando para o futuro com responsabilidade e planejamento. Investir em tecnologia é investir em qualidade de vida para as pessoas. Estamos tornando a Prefeitura mais eficiente, transparente e próxima da comunidade, garantindo que os serviços cheguem com mais rapidez e qualidade para todos”, ressalta.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Gestão e Governança, por meio do Gabinete de Transformação Digital, em conjunto com a Diretoria de Tecnologia da Informação, vinculada à Secretaria Municipal de Administração.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;