21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Sossella faz homenagem ao cinquentenário do MTG

teste
MTG.JPG
Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação - assessoria de imprensa

Identificado com as causas tradicionalistas, o deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) prestou homenagem ao cinquentenário do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (27) no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha.

“A cultura é parte do que somos. É através dela que regulamos nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. E a sociedade, como diz o saudoso Gildo de Freitas, é o nosso Centro de Tradições Gaúchos, o CTG, onde enxergamos toda a antiguidade, todos os valores transmitidos de geração em geração”, salientou Sossella.

Em seu pronunciamento, o deputado destacou que o CTG possibilita o bom convívio sem discriminação. “Nele não existe divisão por classe social. Ninguém pergunta o grau de instrução ou a origem do frequentador. Todos são iguais. É no CTG que o peão é patrão e o patrão é peão”, enfatizou.

Sossella também citou ações desenvolvidas em seu mandato como parlamentar em favor do tradicionalismo. Entre elas, a Lei nº 13.513/2010, que instituiu a gaita como instrumento musical símbolo do Estado; o Projeto de Lei 415/2015, que permite aos CTGs acesso a recursos do Pró-Cultura; e o Projeto de Lei 01/2016, que dispõe sobre a destinação de 20% da grade musical das emissoras de Rádio AM e FM no Rio Grande do Sul à divulgação de trabalhos e obras de músicos e compositores do Estado, independente do estilo musical.

A solenidade contou com a presença do presidente do MTG, Nairioli Callegaro, a 3ª Prenda Mirim Isabela Nunes da Silva, o 3º Piá do RS, Lucas Nunes Ferreira, o 3º Peão Farroupilha, Lucas Almeida de Oliveira, os ex-presidentes Rudi Borghetti, Oscar Gress e Manuelito Savaris, o vice-presdiente da Fundação Cultural, Gustavo Bierhals, o secretário de Cultura do Estado, Victor Hugo Alves da Silva, entre outras lideranças e integrantes tradicionalistas.

“O MTG assumiu, principalmente, uma atuação social de enorme relevância dentro da sociedade. O MTG hoje possui uma força grande junto aos jovens, principalmente em comunidades carentes, contribuindo para a inserção de milhares de crianças no Estado e exercendo um papel importante na cidade de nosso País”, destacou o presidente.

Após o Grande Expediente, Sossella entregou para o presidente Callegaro a medalha da 54ª Legislatura. “É uma honra para nós prestarmos essa homenagem. O MTG não é apenas orgulho para o Rio Grande do Sul devido à estrutura que possui no Estado, mas pela dimensão mundial que tomou. Vida longa ao tradicionalismo. Vida longa ao MTG”, completou.

Também fizeram manifestações durante o Grande Expediente os deputados Gilberto Capoani (PMDB), Zé Nunes (PT), João Fischer (PP), Any Ortiz (PPS), Zilá Breintenbach (PSDB) e Missioneiro Volnei (PSC). 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;