Considerado a Capital Nacional da Motonáutica, o município de Entre Rios do Sul recebeu, no domingo, 14, a oitava e última etapa do Sul-Brasileiro de Motonáutica. As disputas aconteceram no Parque Náutico e reuniram pilotos, equipes, autoridades municipais e público expressivo, que acompanharam as provas finais da etapa do Campeonato.
A programação, organizada pela administração municipal, teve início na sexta-feira, 12, com show natalino, e seguiu no sábado, 13, com treinos da motonáutica e apresentações musicais. O domingo, 14, também foi de treinamento dos pilotos durante a manhã e, à tarde, aconteceu a decisão do Campeonato Sul-Brasileiro de Motonáutica, conduzida pela Associação de Motonáutica do Rio Grande do Sul (AMORGS).
Pilotar é preciso
Com cinco categorias em disputa, a primeira prova da tarde foi na modalidade V300 júnior, com sete pilotos, de oito a 18 anos: Isaac, Lauro, Leonardo, Marquinhos, Milena, Murilo e Vitória. Lauro Trisch ficou com o primeiro lugar da categoria, seguido por Marquinhos, em segundo, e Vitória na terceira colocação.
Na sequência, competiram os pilotos da categoria V700. Cassiano Schneider, o Xepa, venceu de ponta a ponta. Alcino “Faz tudo” ficou com a segunda posição e Cristiano Schossler completou o pódio em terceiro lugar.
Já na categoria V1700, a prova foi marcada pela disputa entre Pedro Lazzari e Rodrigo Polasek. Após alternância de posições ao longo das voltas, Pedro Lazzari cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com Rodrigo Polasek na segunda colocação. O piloto Paulo Consoli abandonou a prova por problemas no equipamento.
Marcada por início acirrado, a categoria R5000 ficou em destaque. Jonathan Bonafin assumiu a liderança após problemas enfrentados por Dom, e manteve vantagem até a bandeirada final. Dejair Pazzini encerrou a prova na segunda colocação.
Encerrando as disputas, a modalidade Força Livre contou com a participação de Ovidio Pelegrini e Pedro Lazzari. O barco de Rodrigo enfrentou problemas no motor antes mesmo do início da prova, impedindo o piloto de participar dessa categoria. Ovidio manteve a liderança ao longo das voltas e venceu a prova, enquanto Pedro Lazzari ficou com a segunda posição.
Durante a premiação, a organização prestou homenagens a profissionais e colaboradores que atuam nos bastidores da motonáutica, como equipes de comunicação, salvamento, apoio de rampa e direção de provas. Na sequência, foi entregue a premiação geral do Campeonato, com a definição dos vencedores de cada categoria, conforme a pontuação acumulada durante o ano.
Classificação do Campeonato
Campeão Categoria V300 - Lauro Trisch, 13 anos- Canoas/RS
Campeão Categoria V700 - Juliano Evangelista - São Jerônimo/RS
Campeão Categoria V1700 - Paulo Console - Aratiba/RS
Campeão Categoria R5000 - Jonathan Bonafin - São Valentim/RS
Campeão Categoria R2.5A - Gilmar Schumacher
Campeão Categoria Força Livre - Ovídio Pelegrini - Novo Hamburgo/RS
Classificação da etapa
Categoria V300 (infantil)
1° Lauro Trisch
2° Marcos Amaral Jr
3° Vitória Rohde
Categoria V700
1° Cassiano Schneider
2° Alcino Rosa
3° Cristiano Schosller
Categoria V1700
1° Pedro Lazzari
2° Rodrigo Polasek
Categoria R5000
1° Jonathan Bonafin
2° Dejair Pazzini
Categoria Força Livre
1° Ovídio Pelegrini
2° Pedro Lazzari