A formatura do Curso de Costura Industrial Básica reuniu, no dia 2 de dezembro, no Senai, as 33 mulheres que concluíram a capacitação voltada à inserção no mercado de trabalho e ao fortalecimento da economia local. A iniciativa gratuita foi promovida pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, em parceria em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai (CIRAU), o Centro Tecnológico do Vestuário do Alto Uruguai (Coop Vest AU) e o Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, com recursos advindos da Consulta Popular 2022.
Estiveram na solenidade, a diretora de Fomento e Cursos, Carine de Mello; representando a Câmara de Vereadores, a vereadora Líder do Governo, Clarice Moraes; o presidente do Sindivest AU, Guilherme Basso; gestora do Centro Tecnológico do Vestuário, Berenice Didone; os professores dos cursos, Ivania Detoni e João Victor Scandolara; e representando a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, o coordenador adjunto da 15ª CRE, Alencart Loch.
A diretora de Fomento, Carine de Mello, disse que a formatura é reflexo direto do compromisso do município com a autonomia econômica das mulheres. “Estamos muito felizes em ver esse grupo concluindo a formação. Cada uma dessas mulheres carrega agora mais oportunidades de emprego, renda e independência. É um avanço importante para o desenvolvimento social e econômico de Erechim”, destacou.
Sobre o curso
O curso, iniciado em 20 de outubro e concluído em 01 de dezembro, contou com carga horária de 60 horas e foi destinado exclusivamente a mulheres maiores de 18 anos, desempregadas ou subocupadas. Ao todo, foram ofertadas duas turmas, com 25 vagas cada, funcionando nos turnos da tarde e da noite. As aulas aconteceram no Centro Tecnológico do Vestuário, e abordaram técnicas fundamentais da costura industrial, contribuindo para ampliar a mão de obra qualificada no setor têxtil da região.