21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Erechim deve enfrentar calor intenso e instabilidade isolada nos próximos dias

Análises mostram risco concentrado em outras regiões do Estado, enquanto o Alto Uruguai apresenta menor chance de tempestades

teste
Calor extremo e temporais isolados o que esperar para Erechim nos próximos dias.jpeg
Por Redação; Fontes (Piter Scheuer; MetSul Meteorologia e Climatempo)
Foto Gabriela de Freitas

O Rio Grande do Sul segue sob influência de uma massa de ar quente e úmida, responsável por elevar as temperaturas e estimular a formação de tempestades isoladas entre a sexta-feira (28) e a segunda-feira (1º). As análises de Piter Scheuer, MetSul Meteorologia, Climatempo e os avisos emitidos pela Defesa Civil do Estado permitem compreender o cenário e apontam que, apesar de haver risco de instabilidade em diversas regiões gaúchas, Erechim aparece fora das áreas com maior probabilidade de temporais severos.

Alertas no Rio Grande Do Sul

Até a sexta-feira (28), a Defesa Civil do RS manteve alertas para tempestades, chuva intensa, ventos fortes e eventual queda de granizo. Os avisos estavam concentrados principalmente na Serra Gaúcha, Região Metropolitana, Região Sul e Costa Doce, áreas que apresentavam as condições mais favoráveis para eventos severos devido ao forte calor, umidade elevada e circulação de sistemas de baixa pressão.

As previsões de Piter Scheuer reforçam que a sexta-feira apresenta maior atenção para temporais especialmente nas áreas serranas, onde o calor acima da média favorece a formação de nuvens carregadas. A MetSul observa que o ar extremamente quente sobre o território gaúcho — com registros próximos de 39°C — aumenta o potencial para tempestades com rajadas entre 70 e 100 km/h, além da possibilidade de granizo no Nordeste do Estado, Serra e Litoral Norte.

No sábado, a tendência é de trégua parcial no Rio Grande do Sul. A Climatempo indica a presença de ar mais seco, reduzindo a formação de temporais na maior parte do Estado. Mesmo assim, a MetSul sinaliza que pancadas isoladas ainda podem ocorrer em áreas de relevo, especialmente na Serra.

O domingo marca o retorno da instabilidade. A Climatempo aponta que a formação de um sistema de baixa pressão na Argentina reforça as condições para chuva e vento no Rio Grande do Sul. Piter Scheuer também prevê temporais isolados no fim da tarde e à noite, impulsionados pelo calor acumulado.

Na segunda-feira, uma frente fria avança pelo território gaúcho, elevando novamente o risco de trovoadas, sobretudo no período da tarde e noite. Apesar disso, não há indicação de tempestades severas no Norte do Estado, onde se encontra Erechim.

Situação em Erechim

Com base nas análises de Piter Scheuer, MetSul e Climatempo, Erechim não está incluída entre as regiões de maior risco para temporais fortes neste período. A cidade pode registrar instabilidade mal distribuída, com pancadas rápidas e volumes que variam entre baixos e moderados, conforme o modelo consultado.

Orientação à população

Diante das variações rápidas no tempo e da possibilidade de temporais isolados no Estado, é importante que a população acompanhe os avisos da Defesa Civil do RS e da Defesa Civil de Erechim, que são responsáveis pela emissão de alertas oficiais.
Também é recomendado buscar informações meteorológicas apenas em fontes confiáveis, como serviços de meteorologia reconhecidos e órgãos públicos, evitando conteúdos sem verificação.

Previsão para Erechim

Sábado (29)

  • MetSul: céu nublado, temperaturas entre 16°C e 29°C, sem chuva significativa.
  • Climatempo: sol entre nuvens, variação de 19°C a 33°C.

Domingo (30)

  • MetSul: cerca de 2,6 mm de chuva, instabilidade fraca.
  • Climatempo: sem previsão de chuva, com variação de nuvens. Risco baixo de temporais; eventual chuva será isolada.

Segunda-feira (1º)

  • MetSul: cerca de 5,6 mm ao longo do dia; temperaturas entre 18°C e 27°C.
  • Climatempo: aproximadamente 17,4 mm, com chance de chuva desde a manhã e possibilidade de trovoadas. Não há indicação de tempestades intensas no município.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;