Estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação da URI Erechim realizaram, no dia 19 de novembro, uma visita técnica em duas organizações empresariais de Concórdia, Santa Catarina.
Pela manhã, o grupo esteve na Gaefer Chocolateria, empresa com 24 franquias no sul do país, inclusive em Erechim, e que tem procurado inovar a todo momento oferecendo produtos diferenciados ao mercado.
A visita foi conduzida pela engenheira de alimentos Cláudia Regina Gris, sócia proprietária da indústria, que mostrou aos alunos todos os setores da empresa, desde a produção, embalagem e os cuidados adotados no desenvolvimento dos produtos. Os alunos, que foram acompanhados pela professora Jamile Zeni, também participaram de uma degustação das principais novidades que vêm sendo produzidas pela empresa.
À tarde, os estudantes foram até a MBRF, indústria que emprega globalmente cerca de 130 mil pessoas e que, atualmente, possui 6 mil colaboradores na unidade de Concórdia, sendo 24% estrangeiros. A visita, realizada somente na Fábrica de Produção de Salames, foi conduzida pela engenheira de alimentos Gisele Drozda, especialista em pesquisa e desenvolvimento e que é aluna do Mestrado em Engenharia de Alimentos da URI, e pela analista de produtividade, Cleusa Devens.
Com a iniciativa, o grupo teve uma noção exata da produção de salames que são comercializados no país. Donas de marcas icônicas como Sadia e Perdigão, a MBRF opera em 117 países, 425 mil clientes e está presente em mercados importantes como China e o Oriente Médio.
O grupo da viagem de estudos, que foi acompanhada pela professora Jamile Zeni, contou com alunos do Curso de Engenharia Química, Biomedicina e do mestrado e doutorado em Engenharia de Alimentos da Universidade.