A chuva de granizo que atingiu Erechim no último domingo (23) provocou severos estragos no município e resultou na suspensão das atividades letivas nesta segunda-feira (24).
Escolas municipais
Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, cerca de 18 escolas da rede municipal foram atingidas pelo temporal. As unidades passam por vistorias de diferentes frentes de trabalho para apurar a extensão dos danos, que incluem destelhamentos, quebra de telhas, infiltrações, alagamentos e danos em vidros de janelas. As aulas da rede municipal e das instituições privadas com vagas adquiridas pelo município seguem suspensas e sem previsão de retorno.
Escolas estaduais
Conforme o Governo do Estado, cerca de 21 escolas da rede estadual foram atingidas. As aulas na rede estadual seguem suspensas nesta terça-feira (25).
A Seduc realizará o repasse de recursos por meio do Programa Agiliza Educação, que vai diretamente para a conta da escola e pode ser utilizado rapidamente para a execução de reparos. Cada uma das 21 escolas atingidas em Erechim receberá R$ 80 mil, totalizando mais de R$ 1,6 milhão em suporte imediato às instituições de ensino.
Escolas atingidas pelo granizo
-
Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando;
-
Colégio Estadual (CE) Haidée Tedesco Reali;
-
CE Professor Mantovani;
-
EEEB Doutor Sidney Guerra;
-
EEEF Bela Vista;
-
EEEF Doutor José Vicente da Maia;
-
EEEF Joaquim Pedro Salgado Filho;
-
EEEF Lourdes Galeazzi;
-
EEEF Roque Gonzales;
-
EEEF Santo Agostinho;
-
EEEF São João Batista de La Salle;
-
EEEF São Vicente de Paula;
-
EEEF Sete de Setembro;
-
EEEF Victor Issler;
-
EEEM Doutor João Caruso;
-
EEEM Erico Verissimo;
-
EEEM Irany Jaime Farina;
-
EEEM Professor João Germano Imlau;
-
EEEM Professora Helvetica Rotta Magnabosco;
-
Escola Estadual Normal José Bonifácio;
-
Neejacp Renascer.
Colégio Marista Medianeira
O Colégio Marista Medianeira suspendeu as aulas nesta segunda-feira (24) devido aos danos causados pelo granizo no domingo (23). As atividades devem retornar na terça-feira (25).
Colégio Franciscano São José
A Escola São José suspendeu as aulas nesta segunda-feira (24) devido aos estragos causados pela chuva de granizo do domingo (23). As atividades retornam amanhã (25) com a realização das provas finais da terceira série do ensino médio. Já as turmas da educação infantil até a segunda série seguem com as atividades suspensas.
UFFS
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) suspendeu as atividades letivas e administrativas presenciais nesta segunda-feira (24) devido à forte chuva de granizo registrada no domingo (23). O temporal afetou as residências de estudantes, técnicos-administrativos, professores e terceirizados. A instituição informou que as atividades seguem suspensas até quarta-feira (26).
URI Erechim
A URI Erechim (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) cancelou todas as aulas da Escola Básica e do ensino superior nesta segunda-feira (24), após a forte chuva de granizo que atingiu o município no domingo (23).
Os trabalhos de limpeza e recuperação começaram no início da manhã, com prioridade para o Câmpus I, que registrou os maiores estragos, principalmente em telhados e janelas. A universidade trabalha para restabelecer as condições de segurança e retomar as aulas nesta terça-feira (25).
Instituto Federal de Erechim
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Câmpus Erechim suspendeu as aulas de todos os cursos na segunda-feira (24), devido aos estragos provocados pela chuva de granizo que atingiu a cidade no domingo (23). Até o fechamento desta matéria, ainda não havia previsão para o retorno das atividades.
Dados atualizados até o fechamento da edição impressa de segunda-feira (24).