O Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), da URI Erechim, realizou, no dia 13 de novembro, a qualificação do projeto de mestrado “Letramento em Saúde sob a Perspectiva de Mulheres em Tratamento com Quimioterapia Oral para Câncer de Mama”, desenvolvido pela mestranda Milena Paula Sonda, sob orientação da Profa. Fernanda Dal´Maso Camera (URI Erechim) e coorientação da Profa. Dra. Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz (UNIJUÍ).
A qualificação ocorreu no serviço da UNIMED Erechim, reforçando o compromisso do Programa em aproximar o conhecimento científico da prática profissional em saúde. Essa iniciativa consolida o acordo de cooperação entre a UNIMED Erechim e o Programa de Atenção Integral à Saúde (UNICRUZ/URI Erechim/UNIJUÍ/), fortalecendo a integração entre pesquisa, ensino e assistência.
A banca examinadora foi composta pela Profa. Dra. Olga Maria Martins de Sousa Valentim (Lisboa, Portugal) e pelo Prof. Arnaldo Nogaro (URI Erechim), que contribuíram com sugestões para o aprimoramento do estudo.
Segundo a Professora Fernanda Camera, “este momento representa mais um passo importante na trajetória do PPGAIS URI Erechim, reafirmando o seu papel na formação de pesquisadores comprometidos com a transformação do cuidado em saúde e levando a excelência da pesquisa para os serviços de saúde”.
A Diretora Executiva da UNIMED Erechim, Alessandra Sonda, reconhece a importância deste trabalho científico para a Unimed, em especial para o Complexo Hospitalar. “Ele não apenas fortalece nossa base de conhecimento, mas também nos propulsiona a um novo patamar de excelência. Os resultados desta pesquisa são essenciais para aprimorar nossos serviços, garantindo que oferecemos o melhor atendimento possível aos nossos pacientes. Juntos, estamos construindo um futuro mais promissor e inovador na saúde”.
Para o Diretor-Geral da URI Erechim, Prof. Paulo Roberto Giollo, “o Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde chegou para contribuir de maneira significativa para as pesquisas e para a produção de conhecimento na área da saúde. Mostra, ainda, que a nossa Universidade, por meio dessa parceria, tem muito a contribuir com a qualificação profissional, contribuindo, desta forma, com o desenvolvimento e a melhoria da saúde da população”.