As turmas do Pré B2 e Pré B4 da Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Consolata viveram uma verdadeira aventura educativa por meio dos projetos desenvolvidos sobre Animais de Jardim, que têm despertado a curiosidade e o interesse das crianças. A iniciativa envolveu escola e famílias em pesquisas e investigações, permitindo que os estudantes conhecessem de perto diferentes insetos e pequenos animais presentes nos jardins de suas casas e da escola.
Para ampliar ainda mais esse aprendizado, as turmas realizaram uma visita ao Espaço Educativo Conexões das Ciências da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), onde foram recebidas com atenção e cuidado pelas profissionais do laboratório e do museu. No local, as crianças puderam tocar alguns animais, observar espécies diversas, conhecer detalhes, características e curiosidades, tornando o conhecimento mais concreto e significativo.
A professora Sharleny Bobermin, do Pré B4, destacou a relevância da vivência. “Foi possível conhecer diferentes espécies, observar detalhes, ouvir curiosidades e ampliar ainda mais nossos saberes. Essa experiência fortaleceu a aprendizagem investigativa sobre nosso projeto e despertou ainda mais o encantamento das crianças pelo mundo animal”, disse.
A coordenadora pedagógica Graziele Garcia da Silva Lucas também ressaltou o impacto da atividade na formação das turmas. “Realizar esse passeio na UFFS para ver de perto os animais foi fundamental para ampliar o repertório de conhecimento das crianças e estimular a curiosidade científica desde cedo. A experiência concreta fortalece a aprendizagem de maneira divertida e significativa”, concluiu.