Na noite desta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, foi preso em Erechim um homem de 26 anos, o qual é apontado como autor do incêndio doloso, que destruiu a sede da ONG SERFO (Sociedade Espírita Resgate dos Filhos de Órion), no último dia 15 de setembro.
O fato gerou grande clamor público, em razão do perfil filantrópico e assistencialista ao qual era destinada a unidade alvo do criminoso. O incêndio prejudicou diretamente o atendimento à população, conforme manifestação da ONG em suas redes sociais: “Um incêndio devastador atingiu nossa sede e, infelizmente, perdemos tudo: materiais, documentos, móveis, mantimentos e, acima de tudo, um espaço que era lar, acolhimento e esperança para tantas pessoas.”
Os indícios colhidos e as declarações prestadas à Polícia Civil levavam a crer que o incêndio fora criminoso. Diante disso, a 2ª Delegacia de Polícia de Erechim, prontamente realizou ações investigativas, buscando esclarecer o ocorrido, e identificar os responsáveis pelo incêndio.
Por meio da análise de imagens do Programa Sentinela, os policiais verificaram que imediatamente antes do incêndio começar, um homem sai do local. Através da análise de outras câmeras de vigilância da região, e com base em suspeitos conhecidos pela prática deste tipo de delito, a Polícia Civil chegou na identidade do responsável pelo incêndio.
O homem de 26 anos, é apontado como autor de pelo menos outros dois incêndios dolosos em Erechim, ambos ocorridos em 2022. Diante da elucidação do delito que atingiu a ONG SERFO, a Autoridade Policial titular da investigação representou pela prisão preventiva do acusado, a qual foi deferida pela 1ª Vara Criminal de Erechim.
Com a publicação do mandado de prisão contra o acusado, a Brigada Militar logrou êxito na abordagem e prisão do foragido. Ele foi localizado em via pública, no centro de Erechim.
Após todas as formalidades adotadas junto à DPPA de Erechim, o preso foi encaminhado ao Presídio local, onde permanece à disposição da Justiça