As acadêmicas Ana Paula Prilla e Inaiara Bergamaschi de Freitas, do 10º semestre do Curso de Psicologia da URI, realizaram na quinta-feira, 23, uma palestra em Viadutos, dentro da Semana da Saúde daquele município.
No encontro, as estudantes apresentaram dados sobre as etapas do desenvolvimento humano e o uso da tecnologia, reforçando os impactos que o uso indiscriminado de telas pode ter no desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
Foram utilizados, ainda, dados obtidos do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica Inaiara, orientado pela Professora Jacqueline Raquel Bianchi Enricone. O TCC buscou analisar a relação entre o uso de telas e os processos atencionais, comprovando déficits na atenção seletiva que podem estar relacionados ao uso excessivo de telas por adolescentes. Os dados da pesquisa corroboram com o entendimento acerca dos prejuízos cognitivos que podem ser causados pelo tempo de uso de telas, além de médias de horas utilizadas, início do uso de mídias e recomendações sobre o tempo de uso adequado dos dispositivos eletrônicos (celular, tablet, televisão, computador e videogame).
O tema da adultizaçao também promoveu reflexões sobre os comportamentos inadequados para a faixa etária, fornecendo um momento de reflexão entre os adolescentes e crianças. O evento ilustrou a importância de debater e conscientizar sobre os perigos do uso inadequado da tecnologia, promovendo conscientização e qualidade de vida para os adolescentes e crianças. Além disso, foi realizada uma conversa com os alunos da creche Municipal também alertando sobre a importância de brincar ao invés de manter-se conectado a telas.