21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Intercâmbio Virtual conecta Colégios Maristas do Brasil, Argentina e Uruguai em projeto intercultural

Estudantes latino-americanos participam de experiência colaborativa que valoriza identidades e promove aprendizado mútuo

teste
Projeto Internacionalização Marista.jpeg
Por Assessoria
Foto Divulgação

No segundo semestre de 2025, estudantes de 8º ano do Ensino Fundamental dos Colégios Maristas embarcaram em uma jornada intercultural que atravessou fronteiras, ainda que virtualmente. O projeto "Uma jornada inesperada: Proyecto Internacionalización Latinoamérica" mobilizou estudantes do Brasil, Argentina e Uruguai em uma troca de experiências única, promovendo o respeito, o conhecimento mútuo e o fortalecimento de laços entre culturas irmãs. Os estudantes do Colégio Marista Medianeira, de Erechim, no Brasil, do Colegio Marista Nuestra Señora de Luján, de Buenos Aires, na Argentina e do Colegio Marista Santa María, de Montevideo, no Uruguai, tiveram a oportunidade de dialogar e partilhar curiosidades. 

A iniciativa surgiu a partir de uma pergunta desafiadora: de que maneira a Internacionalização pode contribuir com o desenvolvimento das trocas culturais entre Colégios Maristas da América Latina dentro do escopo de atuação das Ciências Humanas, a partir do valor da Interculturalidade? A partir desse questionamento, nasceu um projeto se propôs a trabalhar o conceito de Internacionalização de maneira acessível, democrática e profundamente humana. A proposta envolveu cerca de 70 estudantes do Brasil, 120 da Argentina e 74 do Uruguai.

Internacionalização e interculturalidade como caminhos de formação

O projeto surgiu a partir de uma compreensão de internacionalização como uma prática que começa nas salas de aula e se estende por toda a vida escolar, promovendo o respeito à diversidade e a ampliação de horizontes culturais. Mais do que o domínio de línguas adicionais, o foco esteve na troca de valores, saberes e tradições, respeitando as múltiplas identidades que formam a América Latina.

Durante o projeto, os estudantes exploraram aspectos da cultura material e imaterial de seus países, como vestimentas, gastronomia, músicas, danças, crenças e modos de vida. Tudo isso foi organizado por meio de três grandes etapas de execução, que resultaram em uma celebração da diversidade latino-americana.

Etapas do projeto: da troca de vídeos à conexão em tempo real

A primeira fase envolveu a criação de dois vídeos por parte dos estudantes. No primeiro, apresentaram-se, mostraram suas culturas regionais, questionaram a visão da mídia estrangeira sobre os seus respectivos países e levantaram reflexões sobre colonização, meio ambiente e costumes. No segundo vídeo, intitulado “O que você vai jantar?”, os estudantes se dedicaram a cozinhar pratos típicos da culinária, revelando sabores e tradições que encantaram os colegas de outros países.

Na segunda etapa, os estudantes receberam os vídeos enviados por seus pares latino-americanos. O material foi analisado com cuidado, permitindo discussões críticas e reflexões profundas em sala de aula sobre semelhanças e diferenças culturais, além do impacto da globalização e da mídia na construção de estereótipos.

A terceira e mais aguardada fase foi a realização de uma chamada de vídeo entre todos os participantes. O encontro proporcionou momentos de descontração, aprendizado e confraternização. Entre perguntas sobre cultura, esporte, pontos turísticos e curiosidades demográficas, o que se destacou foi o desejo mútuo de aprender com o outro e o sentimento de pertencimento a uma comunidade global.

Objetivos e aprendizados

O principal objetivo do projeto foi impulsionar trocas interculturais. A proposta envolveu o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, empatia, comunicação em diferentes linguagens e valorização da diversidade cultural.

Os estudantes aprenderam a formular perguntas relevantes, a pesquisar sobre sua própria cultura e a refletir sobre a de outros povos. Compreenderam como os processos históricos moldam a sociedade e como as culturas se entrelaçam em um mundo cada vez mais conectado.

Um futuro possível: o intercâmbio presencial

Embora o projeto tenha sido executado oficialmente em três etapas, o sonho de mais um passo foi registrado: o encontro presencial entre os estudantes que compartilharam essa jornada. Uma ideia que, embora ainda pareça estar distante da realização, ganhou força entre os estudantes e equipes.

Até lá, a ponte construída entre Brasil, Argentina e Uruguai seguirá firme, sustentada pelos valores maristas e pelo compromisso com a educação transformadora.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;