O Sindicato Rural de Erechim sedia, entre os dias 20 e 24 de outubro, o curso Sistema MDA de Gestão, ministrado pela Clínica do Leite Agro +Lean – Escola de Líderes do Agronegócio, de Piracicaba (SP). A formação reúne 40 participantes, entre pecuaristas de leite, médicos-veterinários, zootecnistas e técnicos, que participam de atividades voltadas à gestão de processos e de pessoas em granjas de produção leiteira.
O curso é conduzido pelo médico-veterinário e instrutor Sandro Viechnieski, que aborda diversas técnicas relacionadas a gestão de processos e de pessoas com foco em granjas de produção de leite. A iniciativa resulta de uma parceria entre o Sindicato Rural de Erechim, a Clínica do Leite e o Sistema Ocergs/Sescoop, e tem como proposta fortalecer a capacitação dos profissionais do setor produtivo.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Allan André Tormen, a ação representa um esforço conjunto para ampliar o acesso ao conhecimento técnico e gerencial entre produtores da região, contribuindo para uma administração mais estratégica das propriedades.
“Hoje as margens são apertadas em todos os negócios. Nós, produtores, precisamos nos preparar e gerenciar melhor o nosso tempo, os recursos e as pessoas. Na pecuária de leite enfrentamos muitos desafios e nos capacitando temos mais ferramentas para superar essas dificuldades que o cenário econômico nos impõe”, salientou Tormen.
Nesta edição, o Sistema Ocergs/Sescoop viabilizou a participação de 20 profissionais de cooperativas do norte do Estado, entre elas Cotrirosa, Cotrijuc, Coopermil, Coasa, Santa Clara e Cotrisal. Esses profissionais também serão responsáveis por aplicar e multiplicar essas ferramentas e conhecimentos adquiridos por meio da assistência técnica prestada às propriedades ligadas às cooperativas.