21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Diocese de Erexim vive 10 dias de oração, peregrinação e renovação do amor à Igreja

Romaria de Nossa Senhora de Fátima reúne fiéis em celebrações que marcam o Ano Jubilar, o Mês Missionário e a Semana Nacional da Vida

teste
Diocese de Erexim vive 10 dias de oração, peregrinação e renovação do amor à Igreja.JPG
Por Assessoria Diocese de Erexim
Foto Divulgação

A Diocese de Erexim realiza, entre os dias 3 e 12 de outubro, a 74ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima, período de dez dias de oração, peregrinação e espiritualidade. A programação ocorre no contexto do Ano Jubilar “Peregrinos de Esperança”, do Mês Missionário e da Semana Nacional da Vida, unindo a comunidade diocesana em momentos de fé e reflexão sobre o seguimento à Cristo e o amor à Igreja Católica.

Com o tema “Com as virtudes de Maria, peregrinos de esperança” e o lema “Esperança nossa, salve!”, inspirado na oração da Salve Rainha, os romeiros são convidados a vivenciar um tempo de renovação espiritual, com a possibilidade de receber a indulgência plenária jubilar.

Durante os dez dias da romaria, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima acolhe quatro celebrações diárias: missa às 7h, terço e missa às 14h, dezena do terço e missa às 18h, e procissão e missa às 19h30.

Na abertura, as celebrações das 19h30 foram presididas pelo padre José Carlos Sala, reitor do Seminário e do Santuário de Fátima, com animação do padre Clair Favreto, pároco da Catedral São José, e da equipe central de canto e instrumentistas. Concelebraram os padres Isalino Rodrigues e Lucas André Stein, com a presença do diácono permanente Jandir Casagrande, ministros, coroinhas, acólitos e um expressivo número de devotos.

Na homilia, o padre José Carlos Sala definiu a novena e a romaria como um tempo de espiritualidade, oração, conversão e amor à Igreja, cuja missão é anunciar o Evangelho e testemunhar Jesus Cristo, nossa esperança.

O celebrante destacou que toda pessoa alimenta o desejo de bem e felicidade, mas reconheceu que, diante de um mundo complexo, há sentimentos diversos e incertezas sobre o futuro. No entanto, observou que o Ano Jubilar oferece um período especial para renovar a vida espiritual e reacender a chama da esperança com o auxílio do Espírito Santo, tendo Maria como sinal de esperança segura.

Padre Sala também apresentou uma visão geral dos dez dias de fé e espiritualidade, à luz do tema e do lema da romaria, e recordou as virtudes cardeais — prudência, justiça, fortaleza e temperança — e as virtudes teologais — fé, caridade e esperança —, destacando seu papel na vida cristã.

O sacerdote mencionou ainda os jubileus especiais celebrados em cada dia da novena e no dia da Romaria, reforçando a presença de Maria na vida de Cristo e da Igreja como guia no caminho da esperança e da perseverança na fé.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;