O Curso de Direito da URI realizou na quarta-feira, 24, pela manhã, no Auditório do Campus, um Júri Simulado, atividade da disciplina de Prática Jurídica Penal, organizada pela professora Maura da Silva Leitzke, em conjunto com a turma do 8º semestre diurno. Esse momento foi compartilhado como uma Oficina Jurídica direcionada aos alunos dos terceiros anos do ensino médio das escolas de Erechim e região que estiveram participando do UNIVERSO URI. O evento contou ainda com a presença das professoras Giana Lisa Zanardo Sartori e Vera Maria Calegari Detoni, acadêmicos do 10º semestre de Direito e alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI.
O caso apresentado no júri simulado teve como base um processo real, envolvendo dois irmãos acusados de homicídio consumado e de tentativa de homicídio, possibilitando aos estudantes vivenciar, na prática, a dinâmica de um tribunal do júri. Destaca-se que os jurados que compuseram o conselho de sentença foram alunos do 2º ano da Escola Básica da URI, os quais tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do curso de Direito e experimentar a vivência acadêmica e a prática proporcionada pela atividade.
Para a aluna Juliana Barboza, a experiência foi decisiva. "A participação no júri simulado foi muito marcante para mim, que já me interesso pelo mundo do Direito. O caso mostrou de forma clara como funciona um julgamento real, com diferentes versões e responsabilidades", relatou a estudante. A jovem destacou a competência dos participantes e a profundidade dos debates. "O que mais me impressionou foi ver como os acadêmicos e advogados defenderam seus pontos de vista com base na lei e no lado humano. Foi valioso conversar com universitários e profissionais da área, o que reforçou meu interesse pelo Direito e meu desejo de, no futuro, atuar em um júri de verdade", concluiu.
A iniciativa da URI cumpre um papel fundamental ao conectar a teoria acadêmica com a prática forense, preparando os alunos para os desafios da carreira e, ao mesmo tempo, servindo como uma poderosa ferramenta de orientação vocacional para a comunidade. Este é um diferencial em que oportunidades são dadas aos alunos da Escola, mesmo antes do 3º ano do EM.
Na parte da tarde, a oficina jurídica continuou com uma simulação de como é a atuação da Promotoria Pública e da Advocacia em um Júri, realizada pelo professor Valter Kaminski e seu filho Davi Kaminski, advogado, ambos egressos do Curso de Direito da URI que aceitaram o convite e se disponibilizaram a participar e proporcionar mais um momento rico em conhecimento e experiência prática.