21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

22ª Semana Municipal de Meio Ambiente é aberta oficialmente

Evento segue até 27 de setembro com debates, palestras e ações voltadas à gestão ambiental municipal.

teste
PREFEITURA 10000.jpg
Por Assessoria
Foto ASCOM

 

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a AMAU, FAMURS e FEPAM, abriu oficialmente, nesta terça-feira (23), a 22ª Semana Municipal de Meio Ambiente e o 20º Fórum Regional de Meio Ambiente. A cerimônia de abertura ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores, durante a Sessão Especial do Prêmio Dr. Sérgio Macagnini, onde a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê foi premiada pelo Projeto de Agroecologia, promovendo práticas de conservação do meio ambiente, ampliando a produção sustentável e fortalecendo a educação ambiental na comunidade.

 

Com o tema Gestão Ambiental Municipal: Desafios Transformações”,  a programação se estende até o próximo sábado (27) e conta com palestras, debates e atividades práticas voltadas à preservação ambiental e à conscientização da comunidade sobre a importância da sustentabilidade.

 

O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, destacou a relevância da iniciativa. “Essa semana é um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências. É a oportunidade de refletirmos sobre os desafios que os municípios enfrentam e sobre as transformações necessárias para garantir um futuro mais sustentável para todos”, afirmou.

 

O vice-prefeito Flávio Tirello também ressaltou o papel das ações coletivas para a preservação ambiental. “Erechim tem avançado muito nas políticas ambientais, mas sabemos que os desafios são grandes. É fundamental unir forças entre poder público, entidades e comunidade para transformar nossa relação com o meio ambiente em atitudes concretas que melhorem a qualidade de vida da população”, destacou.

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Fifo Parenti, reforçou a importância do Legislativo no apoio às políticas ambientais. “A Câmara está de portas abertas para iniciativas que fortaleçam a sustentabilidade. Projetos como o da Escola Jaguaretê comprovam que é possível unir educação, inovação e consciência ambiental em benefício de toda a comunidade”, afirmou.

 

O promotor de Justiça, Fabrício Alegretti, enfatizou o papel da educação e da mobilização comunitária para o fortalecimento das políticas ambientais. “Quando a escola, os alunos e a comunidade se envolvem em projetos como este, nós percebemos que a mudança de cultura é possível. A defesa do meio ambiente precisa estar presente em cada ação cotidiana, e iniciativas como a da Jaguaretê mostram que esse futuro é viável”, disse.

 

Já a diretora da Escola Jaguaretê, professora Fabíola Salete Izoton, comemorou a conquista e destacou a importância do trabalho coletivo. “Esse prêmio é resultado do empenho de professores, alunos, famílias e comunidade escolar. Mais do que um reconhecimento, ele reforça a nossa missão de formar cidadãos conscientes, comprometidos com a preservação da natureza e com a construção de uma sociedade mais sustentável”, ressaltou.

 

A Semana Municipal de Meio Ambiente e o Fórum Regional consolidam-se como importantes espaços de mobilização e debate, fortalecendo o compromisso de Erechim com a sustentabilidade e a gestão responsável dos recursos naturais.

 

Programação

 

24/09 – Quarta-feira

 

8h30 – 3º Encontro de Agentes Municipais de Meio Ambiente da AMAU

 

Amostra de experiências e projetos dos municípios
Espaço Cooperar Sicredi UniEstados – Rua Passo Fundo, 777 - Centro

25/09 – Quinta-feira

 

3º Encontro de Agentes Municipais de Meio Ambiente da AMAU

Palestras:

 

9h – O papel da Famurs na articulação e defesa dos interesses municipais – Marion Heinrich (FAMURS)

 

10h30 – Manejo de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica – Giovana Santi (FEPAM)

 

13h30 – Legislação e licenciamento ambiental das atividades de irrigação – Cristiano Horbach Prass (FEPAM)

 

15h – Marco geral de licenciamento ambiental e seus reflexos no RS – Alexandre Burmann (Advogado especialista em Direito Ambiental)

26/09 – Sexta-feira

 

9h – Revitalização de canteiros e plantio de árvores
Rua Torres Gonçalves, próximo ao Caixeral

27/09 – Sábado

 

13h30 – Feira de Adoção de Cães – “Adote um companheiro de Mate”
Parque Pet – Rua Carlos Demoliner, 560 - Bairro Linho

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;