Ao som da canção “Erechim, História e Canto”, dos Monarcas, a rota Vale Dourado da Linha Turismo Erechim aconteceu na tarde da última quinta-feira (31). O passeio partiu da escadaria da Prefeitura e o ônibus seguiu pelas paisagens que levam ao Santuário Nossa Senhora da Santa Cruz e à charmosa Vila Trentin.
Paisagem ao longo do caminho
O período de férias escolares abriu espaço para que famílias aproveitassem o passeio. Ao longo do caminho pela RS-420, era possível observar áreas agrícolas, pequenas propriedades rurais, casas coloniais, construções históricas e elementos naturais que fazem parte da identidade da região.
Santuário Nossa Senhora da Santa Cruz
O primeiro destino foi o Santuário Nossa Senhora da Santa Cruz, localizado na comunidade do Lageado Paca, a cerca de 18 km de Erechim. O grupo se dividiu para conhecer diferentes pontos do espaço, como a casa onde viveu Dorothéia Menegon Farina, a cruz no jardim e as fontes de água, além da Rota das Cruzes, que leva à capela no alto do morro.
O voluntário do local, Jandir Picoli, compartilhou a importância da rota em levar visitantes ao espaço para conhecer, rezar e pedir graças. “Venham pedir graças, bênçãos e fazer suas orações. Aqui está um mistério divino presente. É um lugar onde aconteceram as aparições de Nossa Senhora, durante 43 anos, cinco vezes por ano. Por isso, quero reforçar que todos procurem vir até aqui, vivam essa experiência e depois tomem a sua decisão”, disse.
Vila Trentin
Após essa experiência no Santuário, o passeio seguiu para a Villa Trentin, situada no km 06 da RS-420, no Vale Dourado. O local parece desacelerar o tempo e abrir espaço ao convívio, sendo um ambiente acolhedor, tranquilo, ideal para quem deseja passar o dia em família, saborear pratos de origem italiana e encontrar, em cada canto, um cenário pronto para ser fotografado.
Nesse momento, os visitantes se dispersaram pelos ambientes e aqueles que quiseram saborear o cardápio do restaurante foram recepcionados com hospitalidade e pratos saborosos.
Destino para todos os públicos
Moradora de Erechim, Geovana Zambonato Farina Cavanhi, participou do tour acompanhada do filho, compartilha que os roteiros são maravilhosos e que promovem a integração de pessoas e lugares novos. “É uma bênção chegar Santuário Nossa Senhora da Santa Cruz, onde a energia contagia com paz, amor e fraternidade. Sempre que posso, participo dos passeios da Linha Turismo Erechim. A Neiva é uma guia turística excepcional, e os motoristas e cantores fazem toda a diferença. Nós adoramos esses tours. Parabéns, Erechim”, disse Geovana.
Pedro Henrique Rezende e Vitória Gabrielly Zin aproveitaram as férias escolares para participar do passeio. Henrique conta que gostou da experiência e espera repetir. “Quero poder ir mais vezes. Eu cantei e adorei o passeio”, afirmou.
A jovem Aylla Soares aproveitou o roteiro com a família. Eles são de Blumenau, Santa Catarina. “Vim de Blumenau para passar as férias na casa da minha avó e adorei o passeio em Erechim”, disse.