A semente do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) foi plantada na Diocese de Erexim em um momento de inspiração e discernimento. Em novembro de 2023, durante um painel do conselho regional sul 3 do ECC, os tios Ariosto e tia Deliane ouviram o testemunho dos tios Elcione e Sinandra da Diocese de Osório sobre a força transformadora do EJC.
Eles sentiram-se profundamente tocados e, reconhecendo a necessidade de fortalecer famílias sob a luz dos valores cristãos, buscaram imediatamente a orientação de seus diretores espirituais, o Padre Dirceu e o Padre Valtuir.
Com a bênção dos sacerdotes, a missão de implantar o EJC em Erexim começou a tomar forma. Guiados pelos tios Gian e Lisi, responsáveis regionais sul 3 do EJC, e apoiados pela grande família do ECC na diocese, o grupo iniciou os preparativos para esta jornada de fé.
Em julho de 2024, dez jovens, sendo eles Caroline, Cássio, Lefler, Leticia, Lucas, Nathalia, Roberta R, Roberta S, Samuel e Tailine, com o coração aberto receberam um chamado especial, um convite para vivenciar o 26° EJC de Sapiranga, na Diocese de Novo Hamburgo.
Eles disseram o seu SIM com coragem, embarcando nessa experiência acompanhados por três casais de tios, sendo eles Tio Ariosto, Tia Deliane, Tio Andre, Tia Rose, Tio Oda e Tia Preta e o Padre Valtuir. Ao retornarem, infundidos pela graça do encontro, eles se tornaram os pilares desse movimento nascente.
Durante o ano seguinte, esses jovens e casais dedicaram-se com fervor. Eles aprofundaram-se em sua fé, participaram ativamente nas atividades paroquiais e se reuniram mensalmente, sempre contando com o apoio de toda a comunidade que os assistia com carinho.
A jornada culminou em um momento de pura alegria e fé. Com amor, comprometimento e a certeza de estarem a serviço de um propósito maior, o 1º EJC da Diocese de Erexim foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de julho . Este primeiro encontro foi um fruto do trabalho conjunto de toda a comunidade e contou com a valiosa colaboração das dioceses de Novo Hamburgo e Osório, que estenderam a mão em solidariedade cristã.
A história do EJC na Diocese de Erexim é, em sua essência, um testemunho vivo do poder da oração e da resposta divina aos que dizem SIM ao chamado de Cristo. É a concretização do desejo de corações que anseiam por uma experiência genuína de encontro com a fé, transformando vidas e construindo o futuro da Igreja.