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Ensino

Alunos da URI Erechim realizam visita técnica à Docile e à Cervejaria Salva

Atividade proporcionou integração entre teoria e prática ao explorar os processos industriais dos setores de alimentos e bebidas

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Segunda visita foi na Cervejaria Salva
Visita técnica na Docile Alimentos
Por Assessoria
Foto Divulgação

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Química, Elétrica, Mecânica, de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEAL) da URI Erechim participaram, na quarta-feira, 11, de uma visita técnica à fábrica de doces Docile Alimentos, em Lajeado, e à Cervejaria Salva, localizada às margens da BR-386. A atividade foi organizada e acompanhada pelos professores doutores Jamile Zeni e Alexander Junges, com o objetivo de aproximar os estudantes da realidade industrial e dos processos produtivos de diferentes segmentos.

A primeira parada foi na Docile, uma das principais indústrias de doces do Brasil, cuja missão é “despertar o desejo pela marca, satisfazendo clientes, consumidores, seu time e a sociedade”. A empresa se destaca não apenas pela variedade de produtos — como balas, pastilhas e gomas —, mas também pelo compromisso com a qualidade e a segurança alimentar, sustentado por uma cultura organizacional baseada em valores como criatividade, colaboração e cuidado com as pessoas. Os alunos puderam conhecer de perto o processo de fabricação dos produtos, os controles de qualidade, a logística e as tecnologias envolvidas, reforçando o compromisso da empresa com a inovação e a excelência.

Na sequência, os estudantes visitaram a Cervejaria Salva, considerada a maior microcervejaria do Rio Grande do Sul. Com capacidade de produção em torno de 200 mil litros, a Salva combina ingredientes selecionados com receitas exclusivas, resultando em rótulos premiados e de alta qualidade. A visita guiada proporcionou uma imersão nas etapas de produção, envase e controle de qualidade, além de evidenciar a importância da engenharia na automação e na eficiência dos processos industriais.

A experiência representou uma oportunidade significativa de aprendizado, permitindo que os futuros engenheiros relacionassem os conhecimentos adquiridos em sala de aula com as práticas observadas no ambiente industrial. Além de ampliar a compreensão sobre os desafios e as inovações de cada setor, a atividade reforçou a importância da vivência técnica na formação acadêmica.

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